Os problemas começaram ainda na noite de domingo, quando o fluxo de veículos ficou mais intenso. Longas filas de veículos se formaram e o trânsito chegou a atingir o Complexo da Lagoinha. Os congestionamentos no entorno da rodoviária ficaram comuns depois que a Estação José Cândido da Silveira, no Bairro Santa Inês, na Região Nordeste, foi desativada. Na noite passada, longas filas de carros e ônibus se formaram. Isso ocorreu mesmo com operação especial da BHTrans para controlar os veículos.
Nesta manhã, segundo motoristas que passaram pela região, a situação é complicada na Avenida Santos Dummont, Avenida do Contorno e Rua dos Caetés. Na Avenida Afonso Pena, pontos de ônibus que seguem em direção ao Mangabeiras estavam lotados por conta da demora dos coletivos. Por volta das 8h, o trânsito na avenida estava normalizado.
Também há problemas na Avenida Cristiano Machado, onde um veículo com defeito prejudica o trânsito em direção ao Centro até a Avenida Risoleta Neves. Conforme a BHTrans, há outro ponto de lentidão entre o Túnel da Lagoinha e a Rua Patriarca.
Na Pampulha, o trânsito é intenso no sentido Centro, na altura da UFMG, e lento entre a avenida e a Rua César George, no Bairro Aparecida. Na Avenida Pedro I, lentidão entre a barragem e a Aveni João Samaha, também no sentido Centro. (Com informações de João Henrique do Vale)
Veja a galeria de fotos do congestionamento na noite de domingo