O acidente ocorreu a dois quilômetros da área urbana de Salinas, no Km 317 da rodovia do Norte de Minas, que é rota desse tipo de transporte entre São Paulo e o Nordeste do Brasil. A inscrição "MJ Turismo" aparece no ônibus, mas não se trata da empresa homônima regular que opera passeios no litoral do Ceará.
O coletivo seguia de São Paulo com destino a Euclides da Cunha, na Bahia. A saída da pista ocorreu em uma curva e o local do acidente fica a 220 quilômetros do posto mais próximo da PRF. Segundo a corporação, o motorista não se apresentou à polícia e pode ter fugido do local do acidente. Ele também não tinha sequer uma lista de passageiros, exigência da ANTT.
Testemunhas informaram que o condutor teria cochilado no momento do fato. Os sobreviventes foram encaminhados à Polícia Civil de Salinas, onde prestam depoimento.
O ônibus precisou ser destombado para o trabalho de remoção dos corpos e busca de mais vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, dos 20 feridos encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) de Salinas, um morreu na unidade de saúde, totalizando os 10 mortos.
Inicialmente, foi divulgado o número de nove mortes, dado que foi posteriormente atualizado.
Veja vídeo do ônibus após o tombamento (Thiago Santos/Divulgação)
Histórico de tragédias
A BR-251 tem um histórico de tragédias ao longo de seu traçado transversal, que passa por pelo menos sete cidades mineiras. A situação do trecho mineiro da estrada foi tema de diversas matérias do Estado de Minas nos últimos anos. Em 2013, a BR-251 era considerada a segunda mais perigosa do estado. Relembre alguns dos acidentes mais graves ocorridos na região.
2015 - Seis pessoas morreram na colisão frontal entre um Toyota Corolla e uma carreta cegonheira, em 4 de setembro. As vítimas eram da mesma família e, entre elas, estavam duas crianças de 2 e 4 anos. O condutor da carreta teria feito uma ultrapassagem irregular.
2014 - A batida entre dois caminhões e um van deixou seis mortos e sete feridos na madrugada de 13 de agosto, em Salinas. Na época, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que os veículos de carga bateram primeiro e um deles invadiu a contramão atingido a van, com placa do Ceará.
2014 – Em 13 de dezembro, duas pessoas morreram e pelo menos outras 14 ficaram em um acidente com uma van na BR-251, próximo ao distrito de Barrocão, no município de Grão Mogol. O motorista da van, que viajava no sentido Salinas/Francisco Sá, perdeu o controle da direção. O veículo saiu desgovernado e capotou. Na época, houve suspeita de que o veículo, de Alagoas, fazia transporte clandestino.
2013 – Na manhã de 25 de novembro, um micro-ônibus do Serviço de Transporte em Saúde (SETS) e uma carreta bateram de frente na altura do km 361, perto de Padre Carvalho, matando 14 pessoas que seguiam da cidade de Rubelita para Montes Claros, onde os passageiros recebiam tratamento médico.
2011 – Em 19 de abril, dois ônibus e um caminhão bateram na BR-251, em Taiobeiras, deixando 35 feridos. Na época, testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o ônibus de uma empresa de turismo bateu na traseira do caminhão. Em seguida, outro ônibus da mesma empresa bateu na traseira do primeiro. Os dois veículos transportavam 90 professores que seguiam do Norte de Minas para uma assembleia sindical em Ouro Preto.
2011 – Na primeira semana do ano, cinco pessoas morreram na colisão frontal entre uma carreta, com placa de Piracicaba (SP) e uma Parati, com placa de Taiobeiras (MG), no km 413 da BR 251, em Grão Mogol. A tragédia ocorreu na manhã de 3 de janeiro. Os cinco mortos eram ocupantes da Parati, que era um táxi e transportava passageiros de Taiobeiras para Montes Claros. A batida ocorreu no perigoso trecho da Serra de Francisco Sá, onde os acidentes são constantes.
2010 – Um Fox e um caminhão bateram em 19 de janeiro no km 316 da BR-251, deixando cinco mortos. Todos os mortos estavam no veículo menor. As vítimas tinham idades entre 9 e 36 anos.