O novo serviço, além de oferecer maior conforto aos usuários, incorpora, pela primeira vez, automóveis híbridos à frota do sistema de táxi de Belo Horizonte.
O lançamento da nova categoria pela Prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans, na manhã desta quarta-feira, será em evento público em frente ao prédio da PBH, com entregas das chaves a dois motoristas pelo prefeito Alexandre Kalil.
De acordo com administração municipal, a inclusão da categoria Premium no sistema de táxi atende a uma demanda especial de usuários interessados em prestação de serviço diferenciada. Os carros são equipados com ar-condicionado e WI-FI, e o sistema opera por meio de aplicativos para a captação, controle e avaliação dos serviços. A boa notícia é que tarifa é a mesma cobrada pelo táxi convencional.
O uso de modelos de veículos híbridos, com motores a combustão (normalmente a gasolina) e a energia elétrica, está de acordo com a política de mobilidade sustentável para o município de Belo Horizonte. O alvo é a evolução técnica dos meios de transporte, por meio do estímulo de tecnologias limpas e de melhoria do meio ambiente.
Espera-se que os carros economizem até 50% do consumo de combustíveis. Os automóveis tiveram linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com recursos destinados a promoção da sustentabilidade ambiental.
De acordo com o edital de licitação CP 09/15, de 15 de dezembro de 2015, foram selecionadas 600 permissões do serviço de táxi para pessoas jurídicas, sendo 200 para a categoria convencional e 400 para a Premium.
As permissões terão um prazo de delegação de 25 anos, improrrogáveis, contados a partir da publicação da homologação no Diário Oficial do Município (DOM).
(RG)
.