Nesta segunda-feira, 26 de junho, 54 médicos cubanos chegam em Belo Horizonte para compor o Programa Mais Médicos, em Minas Gerais. O desembarque está previsto para as 8h45, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo da semana, outros 22 profissionais chegarão ao estado para integrar o programa implementado no Brasil em 2013.
Em fevereiro deste ano, o governo do estado anunciou que Minas Gerais iria receber 352 médicos para atuar em 146 cidades que aderiram ao programa Mais Médicos. Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa.
A expansão da iniciativa havia priorizado municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital estava dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.