“A medida decorre da insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, informou a corporação, por meio de nota. De acordo com o texto, publicado no site da PF, o agendamento on-line do serviço e o atendimento nos postos continuarão funcionando normalmente, embora não haja previsão para entrega dos documentos solicitados, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.
Na manhã desta quarta-feira, horas depois do anúncio, o movimento era normal no posto de atendimento da PF no Bairro Anchieta, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Mas algumas pessoas demonstraram preocupação e dúvida sobre quando terão o documento em mãos e porque não foram incluídas no período anterior.
A professora Vanessa Nogueira se surpreendeu ao saber que não tem prazo para receber o passaporte. Grávida e com viagem marcada para os Estados Unidos em agosto, ela tenta tirar o documento para a outra filha, que tem pouco mais de 1 ano.
Segundo ela, seu atendimento estava agendado para hoje e foi remarcado para amanhã. Vanessa também afirma que as informações no site estão confusas. “Lá está falando 'novos passaportes'. E, inclusive, quando tem lá pra você poder checar o seu protocolo, tem em cima 'nova requisição'. O meu não é nova requisição, é antiga. Então, tem que entrar no quem pediu antes. Porque como é que você paga uma coisa e não tem certeza se vai?”, questiona.
O que mais preocupa Vanúbia é o risco de não conseguir voltar ao país, dentro do prazo, por conta das regras relativas à validade do documento nos Emirados Árabes. “Estou rezando muito para dar tudo certo e para o pessoal ver que isso é uma coisa que não está certa com a gente, né?”, diz. “Eu não sei como que está para quem está hoje acessando, mas pelas informações que eu vi o pessoal conversando parece que eles ainda estão conseguindo gerar as guias de GRU (Guia de Recolhimento da União) para fazer o pagamento, para fazer o agendamento. Ou seja, eles vão continuar recebendo o nosso dinheiro, mas não vão emitir o nosso documento. É um absurdo”, enfatiza.
TIRA-DÚVIDAS Por meio de nota enviado ao em.com.br no início desta tarde, a Polícia Federal em Minas Gerais informou que os atendimentos hoje estão ocorrendo dentro da normalidade, conforme agendamento prévio. “Apenas a data da entrega do documento por parte da Casa da Moeda não pode ser confirmada, e todos os requerentes estão sendo informados deste fato no início do atendimento”. A PF informou que, em Minas, são expedidos cerca de 1.050 pasasportes por dia. “Ainda que a entrega esteja suspensa para novos pedidos, todos os requerentes vêm sendo atendidos normalmente”.
Ontem, a corporação garantiu que tem capacidade de honrar os compromissos com usuários atendidos nos postos de emissão até ontem. Essas pessoas receberão seus documentos normalmente no prazo previsto, assegurou a Polícia Federal, que informou tratar da situação junto ao governo federal, na tentativa de promover o restabelecimento completo do serviço no prazo mais curto possível. No site oficial da PF continua havendo a opção de fazer o pedido do passaporte, desde que o solicitante se declare ciente de que não há previsão de entrega.
Na nota à imprensa publicada em seu site, a Polícia Federal divulgou respostas para algumas dúvidas comuns aos solicitantes do documento. Confira:
- Quem foi atendido nos postos e teve o atendimento completado (confirmado) até o dia 27: recebe o passaporte normalmente.
- Quem está agendado, pode comparecer na data prevista, mas não há prazo para confecção do documento e posterior entrega.
- Quem pagou a taxa, mas não agendou, pode agendar e será atendido normalmente, mas não há data para confecção do documento e posterior entrega.
- A renovação de passaporte não é obrigatória. Só renove se for viajar. .