Pode nevar nesta segunda na divisa de Minas Gerais. Uma frente de ar fria no Rio de Janeiro causará ventania, queda na temperatura e possibilidade de chuva no Parque Nacional do Itatiaia, onde está o pico das Agulhas Negras, com 2.790,94 metros, o quinto ponto mais alto no Brasil.
O gelo, segundo moradores da região, demorou três dias para derreter. Visitantes aproveitaram e fizeram até bonecos de neve. A temperatura naquele dia marcou 6 graus negativos. Carros precisaram ser abandonados, na estrada do parque, até que a neve fosse derretida.
A expectativa de guias turísticos é que a vegetação volte a ser coberta pela neve, o que rende bons lucros ao setor. A possibilidade de isso ocorrer, conforme o meteorologista Diogo Arcego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), é entre a noite de hoje e a madrugada de segunda-feira.
“A frente fria (vinda do Rio de Janeiro) está se deslocando. O ar mais frio é uma das condições para neve. A grande questão é saber se haverá umidade suficiente para nebulosidade”, disse o meteorologista.
Para nevar, é preciso três condições: umidade relativa do ar bem elevada, probabilidade de chuva e frio na parte mais alta do pico. O termômetro, na sexta-feira, marcou -3,8 graus no cume do Agulhas Negras.
PARQUE NACIONAL
O pico está no Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do país, criado em junho de 1937, no governo Getúlio Vargas, e que ocupa uma área de quase 12 mil hectares. Em tupi, Itatiaia significa penhasco com várias pedras. Uma delas é o Agulhas Negras.