Na tentativa de conter a incidência de furtos e roubos e a atuação dos flanelinhas na região da lagoa da Pampulha, a Polícia Militar lançou na manhã desta quarta-feira, a operação "Pampulha Mais Segura".
Com duração em todo o mês de julho, período de férias escolares e que resulta em um fluxo maior de visitação de turistas e moradores no entorno da lagoa da Pampulha, a operação vai reforçar o policiamento na região.
De acordo com o major Fábio Almeida, comandante da 17º companhia da PM, a operação contará com um efetivo diário de 30 militares que serão distribuídos em turnos diferentes. "Teremos um efetivo diário e maior nas ruas da Pampulha e esse efetivo vai ser dividido entre os turnos da manhã, tarde, noite e madrugada. Nestes turnos, percebemos que existe a necessidade de atenção maior nos horário de 6h às 9h, quando muitas pessoas praticam esporte na região, e de 16h às 22h, quando a movimentação de turistas e populares aumenta no local."
Os policias, segundo o major, farão o patrulhamento em motos, bicicletas, carros e a pé. A PM informou que bases comunitárias ficarão à disposição da população próximo à Igreja da Pampulha com informações sobre medidas de segurança.
O major Fábio Almeida ressaltou, ainda, que em julho de 2016 foram registrados 36 boletins de ocorrências de roubo na região. A meta da corporação para 2017, segundo o militar, é reduzir em 5% os registros de ocorrência.
Sobre os flanelinhas, o major informou "que os policiais vão atuar para inibir a presença dos flanelinhas na região. Caso algum insista em continuar atuando na área, será detido".
A Polícia Militar destacou que a operação não vai alterar o patrulhamento especial que a Guarda Municipal já realiza nos monumentos da orla da lagoa da Pampulha.
*Sob supervisão do editor Benny Cohen