Geada colore de branco a vegetação em Maria da Fé

Nesta madrugada, os termômetros marcaram 0,4ºC. A previsão é que os termômetros marquem números mais altos a partir desta quinta-feira

João Henrique do Vale

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade teve geada - Foto: William Siqueira/Divulgação


“A gente fica andando de um lado para o outro com bastante agasalho para esquentar”. A fala é de Maria José, de 61 anos, moradora de Maria da Fé, na Região Sul de Minas Gerais, que nesta madrugada teve 0,4ºC de temperatura. As árvores e campos ficaram cobertos por gelo devido ao frio. A previsão é que os termômetros marquem números mais altos a partir desta quinta-feira.

Mesmos acostumados com as baixas temperaturas, os moradores ainda sofrem com a situação. “Está bastante frio. A gente tem que aguentar, parado não pode ficar. A gente anda de um lado para o outro com coberta e bastante agasalhos”, disse Maria José. “Ontem (terça-feira), teve muita geada.
Hoje foi menos. Em compensação, o frio está mais intenso”, completou.

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou a menor temperatura de Minas Gerais nesta quarta-feira. Os termômetros atingiram 0,4ºC. “A tendência é que a partir desta quinta-feira a temperatura suba. O epicentro da frente fria ficou entre ontem e hoje. Agora em diante, fica menos frio. Só se chegar uma nova frente fria”, explicou. “Ainda podemos ter geada no Sul de Minas, mas gradualmente”.



Em Belo Horizonte, o frio também continua. A sensação térmica nas regiões Oeste e Centro-Sul foi de -3 graus, registrado na Estação Cercadinho. Diferentemente do ocorrido na segunda e terça-feira, não houve recorde de baixa temperatura. Os termômetros marcaram 8,9 graus na capital mineira. Não há previsão de chuva e o céu permanecerá nublado durante todo o dia. A temperatura máxima em BH deverá ficar em 19 graus e a umidade relativa do ar, em 40%.

Os moradores tiveram um pouco de alívio.
Uma massa de ar frio e seco derrubou a temperatura a 6,1 graus nessa terça-feira, a mais baixa em 42 anos. BH foi a capital com os termômetros mais baixos do país. Os ventos, que durante a madrugada e ao amanhecer chegaram aos 78,1 quilômetros por hora, ajudaram a derrubar a sensação térmica para -9 graus, às 7h.

.