O frio deve persistir em Belo Horizonte ao menos até domingo. Pelo menos, é a previsão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) que emitiu um alerta para baixas temperaturas. A mínima deve persistir abaixo dos 12ºC. A sensação térmica deve ser ainda menor, pois há previsão de intensificação dos ventos.
Nesta quarta-feira, a sensação térmica nas regiões Oeste e Centro-Sul da capital foi de -3 graus, registrada na Estação Cercadinho. Diferentemente do ocorrido na segunda e na terça-feira, não houve recorde de baixa temperatura. Os termômetros marcaram 8,9 graus. Não há previsão de chuva e o céu permanecerá nublado durante todo o dia.
Os moradores tiveram um pouco de alívio em relação a ontem. Uma massa de ar frio e seco derrubou a temperatura a 6,1 graus nessa terça-feira, a mais baixa em 42 anos. BH foi a capital com os termômetros mais baixos do país. Os ventos, que durante a madrugada e ao amanhecer chegaram aos 78,1 quilômetros por hora, ajudaram a derrubar a sensação térmica para -9 graus, às 7h.
A Comdec faz recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo, como não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele. Pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas com agasalhos e nos horários até as 10h e a partir das 16h, além de não deixar de ingerir líquidos.
Outro alerta é em relação a ambientes fechados, que devem ser evitados, assim como locais com aglomeração de pessoas. Também é recomendado manter janelas abertas para ventilação para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.
RB