Uma grande operação conjunta entre as polícias Civil e Militar foi montada para localizar os criminosos que levaram terror à população de Santa Margarida, na Zona da Mata, nesta segunda-feira, em assaltos a bancos. Um vigia e um policial foram mortos. Durante o cerco, foram presos três suspeitos de integrar a quadrilha e apreendidas armas de grosso calibre e munição. As ações continuam para tentar encontrar outros integrantes da facção. Policiais de Belo Horizonte e de outras cidades participam das buscas, com ajuda de três aeronaves.
Leia Mais
Bandidos sequestram família de funcionária de banco em Belo Horizonte PM e vigilante são mortos por ladrões de banco em Santa Margarida; veja vídeoPolícia procura por criminosos que explodiram cofre de banco no Norte de MinasMilitar morto em Santa Margarida é homenageado pela PM de todo o estado PM e vigilante mortos em assalto em Santa Margarida são sepultados hojeMinas Gerais registra escalada de assaltos violentos com quadrilhasBando que impôs terror em Santa Margarida pode ter agido em outra cidade mineiraUm homem dedicado à família e policial comprometido, diz sobrinho sobre PM mortoOs criminosos fizeram duas pessoas reféns e fugiram em uma caminhonete. As vítimas foram colocadas na caçamba do veículo e serviram de escudo para os bandidos. Na fuga, os homens que estavam na carroceria trocaram tiros com policiais militares. O cabo Marcos Marques da Silva, de 36 anos, foi baleado e morreu na calçada de uma das agências.
Um cerco foi feito na região. Os criminosos fugiram para a zona rural da cidade com os reféns. Por volta das 12h, a picape, uma Fiat Toro, foi localizada abandonada. No local, as vítimas foram liberadas. Em um matagal próximo a polícia encontrou várias armas e munição. Três pessoas foram presas por volta das 13h30, e uma quarta fugiu.
As primeiras informações do local eram de que oito criminosos estavam envolvidos na ação, mas a Polícia Militar confirmou nesta terça que eram quatro, conforme consta no boletim de ocorrência. De acordo com a Polícia Civil, os homens presos na operação de ontem foram identificados como Josimar Pereira Rodrigues, 30 anos, Sirlande da Silva Ferreira, de 27 anos, e Wesley Rosa Firmino, de 21. Eles foram presos em flagrante por latrocínio, sequestro e associação criminosa.
Antes do registro do BO, a Polícia Militar divulgou o nome Silvonei da Silva Ferreira, de 30 anos, como um dos três detidos. Mas, posteriormente, tanto a PM quanto a Polícia Civil informaram que esse nome não consta entre os envolvidos na ocorrência. O quarto suspeito, que está foragido, tem 34 anos.
Foram apreendidas três armas calibre 12, uma submetralhadora, dois coletes balísticos e toucas ninjas. A PM enviou para buscas na região uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e três aeronaves. Os comandos regionais das polícias Civil e Militar estão fazendo operação de cerco e bloqueio em estradas da área. Equipes de inteligência das duas corporações trabalham na identificação dos autores. Santa Margarida tem 16 mil habitantes e um efetivo total de 5 policiais militares.
Medo
A ação dos criminosos levou medo e assustou moradores da cidade. A fuga da quadrilha foi filmada por algumas pessoas. As imagens flagraram o policial sendo morto e trocando tiros com os bandidos. Mulheres choraram de desespero ao ver a cena. As vidraças dos terminais foram destruídas. (RG)