Jornal Estado de Minas

Às vésperas do início das férias, Zoológico de BH permanece com horário reduzido

Às vésperas do início oficial das férias escolares de julho para crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ainda não tem uma data para a ampliação dos dias de funcionamento do Zoológico de BH. Por enquanto, o posicionamento oficial da Fundação Zoobotânica é de que o espaço segue abrindo apenas aos sábados e domingos, enquanto cerca de 150 postos de trabalho que foram encerrados com o fim do contrato anterior não são preenchidos.

A expectativa é que ocorra o quanto antes uma abertura pelo menos de quinta a domingo que pode, inclusive, ser anunciada amanhã (quarta-feira), devido à contratação emergencial de 30 profissionais via MGS, empresa que presta serviços ao poder público.

Em abril, o contrato que estabelecia a atuação de cerca de 150 funcionários foi encerrado, desguarnecendo metade dos postos de trabalho necessários para o funcionamento pleno do Zoológico, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada até as 16h. A outra metade é garantida pelos servidores diretos da Prefeitura de BH e por isso a abertura do espaço precisou ficar restrita aos fins de semana.

 A nova licitação já foi homologada e está em fase final de conclusão. Os novos trabalhadores serão fornecidos pela empresa Colabore e vão permitir a reabertura seis vezes por semana do Zoológico em breve, segundo a PBH. O encerramento do contrato de prestação de serviços à Fundação Zoobotânica também impactou no fechamento total do Parque Ecológico da Pampulha, que só será reaberto com a chegada dos novos profissionais que serão providos pela Colabore.

RB

.