Leia Mais
Temperatura segue em elevação em Belo HorizonteTemperatura mínima aumenta nesta semana na Grande BH Maria da Fé tem temperatura de 0,7 grau e geada nesta quinta-feiraFrio eleva risco de hipotermia, infarto e AVC entre população sem-tetoBH registra 6,1 graus e é a capital mais fria do Brasil, diz meteorologiaEnquanto nas alturas o frio continua intenso, a capital e demais municípios da região metropolitana tiveram uma trégua. De acordo com o Instituto PUC Minas TempoClima, a menor temperatura registrada ontem em BH foi de 12 graus, bem acima dos 6,1 graus da manhã do último dia 4, quando a cidade foi a mais gelada das capitais. Apenas no fim de semana a temperatura cai novamente, mas a mínima deverá ficar na casa dos 10 graus.
Os meteorologistas explicam que uma massa de ar seco deixa o tempo estável em Minas. Em BH, a quarta-feira ensolarada teve temperatura máxima chegando aos 24 graus, à tarde, com umidade relativa do ar na casa dos 40%. A menor temperatura do estado foi de 3 graus, na Serra da Mantiqueira, no Sul do estado. Nas demais áreas, predomínio de sol e ausência de chuva.
Quando não está no escritório ao lado da ermida, a gestora do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, vinculado à Arquidiocese de Belo Horizonte, Cláudia Rech, se protege como pode, e deve. Ontem, às 8h30, ela usava um gorro de pele – “sintética”, enfatiza – adquirido em Nova York, nos EUA. “Devido à altitude, a Serra da Piedade, em qualquer época do ano, tem uma amplitude térmica alta, com grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima. As pessoas sobem a montanha movidas pela fé e depois se aquecem na sua devoção. É muito bonito”, contou ela, encostada no parapeito do adro, que parece flutuar na imensidão branca de nuvens.
VENTO SUL Da rodovia BR-381, motoristas e passageiros podem contemplar o topo do maciço envolto numa nuvem densa. À medida que as pessoas vão percorrendo a estrada de cinco quilômetros, a pé ou de carro, vão sentindo a cerração que bate no rosto e faz buscar um agasalho com urgência, principalmente proteção para o pescoço. Prestes a completar 40 anos de serviço no santuário, o guardião Zacarias Profeta Pereira, de 63, garante que inverno assim só mesmo em 1979, quando choveu muito em Minas. “A gente tolera pela precisão de trabalhar, ainda com o vento do Sul trazendo mais frio aqui para a serra”, diz ele, que sentiu na pele, semana passada, os 3 graus de temperatura.
Participando de um retiro espiritual de três dias no local, os diáconos Emerson Rodrigo e Lucas Vinícius Oliveira, ambos de 27 e visitantes de primeira viagem, e Marcos de Freitas Santos, de 37, não economizam nos cobertores e não deixam de lembrar que o lugar ganha mais charme nessa época.