Na manhã desta quinta-feira, a BHTrans apresentou o carro, que é 100% movido a eletricidade por meio de uma bateria recarregável que garante ao veículo uma autonomia de até 400 Km se for usado no modo econômico. Nesse formato, o modelo E6 da empresa BYD roda com 110 cavalos, potência semelhante a um carro 1.0 com motor a combustão. Ele também oferece uma opção esportiva, que aumenta a potência para 170 cavalos (semelhante a um veículo 2.0), mas reduz a autonomia.
A intenção da BHTrans é apresentar o modelo aos taxistas para que o novo veículo possa incentivar uma mudança em busca de novas tecnologias de menor impacto ao meio ambiente. “A ideia é que ele opere, com taxímetro, fazendo viagens normais de corridas na verdadeira operação porque assim que a gente acredita que o taxista e os usuários vão poder avaliar o veículo”, diz o gerente de Controle de Permissões da BHTrans, Reinaldo Avelar.
Apesar do carro representar uma inovação sem poluir o meio ambiente, o custo ainda está longe da realidade da categoria. O modelo E6 custa R$ 270 mil.
O gerente comercial da BYD, Adriano Caputo, destacou que em contrapartida ao valor elevado do carro, a economia com o funcionamento do veículo é considerável. “Falando apenas de combustível, a redução de custo é de 85%”, afirma.