Eles são um grupo de voluntários de resgate médico atuante na BR-381, no trecho BH/Vitória e, nesta quinta-feira, apresentaram um pedido de ajuda para que possam seguir ajudando as vítimas de acidentes. Trata-se do “Anjos dos Asfalto”, entidade reconhecida como de utilidade pública pelo governo estadual, que lançpu uma campanha com objetivo de arrecadar R$ 50 mil para custeio de insumos usados nos atendimentos aos feridos, bem como combustíveis e manutenção dos veículos de resgate, entre outros.
"A campanha é um pedido de socorro. Não recebemos recursos governamentais. Se não conseguirmos ajuda financeira, infelizmente, teremos que encerrar nossas atividades", alertou o enfermeiro Tiago Muzzi, um dos voluntários do grupo.
Sem fins lucrativos, a entidade Anjos do Asfalto é constituída por voluntários da área de saúde e profissionais liberais, que trabalham em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Samu na BR381, num dos trechos conhecidos como “rodovia da morte”, devido ao alto índice de acidentes.
Criado em agosto de 2004, teve inicialmente a participação de um pequeno e eficiente grupo de pessoas que se desdobraram com muita garra, compromisso e responsabilidade, para socorrer vítimas de trauma causados por acidentes automobilísticos na BR-381.
O serviço voluntário de resgate é prestado nos fins de semana e feriados, já que os integrantes do grupo não são remunerados e exercem suas atividades profissionais durante a semana. Despesas como combustível, materiais de consumo, manutenção dos veículos, uniformes, são mantidas pelos socorristas, diante das dificuldades de conseguir patrocínios e doações.
Os socorristas voluntários ficam posicionados a cerca de 40 quilômetros depois da Avenida Cristiano Machado. A partir do acionamento do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, eles chegam com maior rapidez para o atendimento primário das vítimas.
“Nosso objetivo é ajudar, assim como temos feito ao longo de nossa caminhada.
Atualmente, de acordo com os socorristas, o grupo Anjos do Asfalto necessita prioritariamente de uma ambulância para transporte dos acidentados, já que a espera por um veículo do tipo para o transporte de feridos chega a até duas horas. Também é necessário o auxílio de combustível para abastecer as duas viaturas durante os plantões, que tem sido custeado pelos socorristas, compra de insumos para o atendimento médico, como oxigênio, entre outros.
A continuidade dos serviços voluntários do grupo na BR-381 vai depender de ajuda financeira. Quem quiser apoiar, é só entrar no Facebook (https://www.facebook.com/anjosdoasfaltomg/), ou Instagram (@anjosdoasfaltomg). Para participar da campanha de arrecadação de dinheiro, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-os-anjos-do-asfalto-mg
RB
.