Moradores de Belo Horizonte que usam com frequência os táxis da cidade vão encontrar a partir dos próximos dias um modelo 100% movido a energia elétrica nas ruas da capital mineira, que não emite poluentes para a atmosfera. Depois de testar ônibus e micro-ônibus 100% elétricos, a BHTrans se prepara agora para iniciar os testes com o táxi elétrico. O modelo de uma empresa chinesa já foi homologado e faltam alguns detalhes para começar a operação, que deve durar 30 dias. O problema é o preço do veículo, que custa R$ 270 mil. Esse valor torna a aquisição inviável, segundo os taxistas, principalmente em um contexto de forte concorrência com os aplicativos de transporte.
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Esse período de testes deverá durar 30 dias e vai depender diretamente da vontade dos taxistas e das opções de financiamento que forem oferecidas para que ele se torne realidade e comece a aparecer nas ruas da cidade. Apesar de o carro representar uma inovação sem poluir o meio ambiente, o custo ainda está longe da realidade da categoria. O modelo E6 custa R$ 270 mil. “O carro é muito bom. Em questão de mobilidade, é realmente o que a gente precisa.
O motorista lembra que o cenário de forte concorrência com os aplicativos de transporte não favorece a aquisição de um carro nesse preço. “Teríamos que ter um bom financiamento e a BHTrans teria que mudar o tempo da vida útil do carro. Hoje eu preciso trocar o meu táxi de cinco em cinco anos. Um carro nesse preço não pode ser trocado no mesmo prazo”, afirma.
O gerente comercial da BYD, fabricante do carro, Adriano Caputo, destacou que em contrapartida ao valor elevado do carro, a economia com o funcionamento do veículo é considerável. “Falando apenas de combustível, a redução de custo é de 85%”, afirma.
ÔNIBUS Após os testes com o ônibus elétrico em linhas do transporte público convencional da cidade, a BHTrans garante que uma nova frota apenas de veículos movidos 100% a energia elétrica será realidade ainda na gestão do prefeito Alexandre Kalil (PHS). “Temos esse projeto em andamento na fase de estruturação e a ideia é que uma frota de 25 ônibus elétricos entre em operação de forma definitiva ainda nessa administração”, diz Reinaldo Avelar. O conforto trazido pelos modelos elétricos é muito maior devido à ausência de ruídos, uma das características mais elogiadas pela população que testou esse tipo de transporte e principalmente pelos motoristas, que relataram a diminuição dos níveis de estresse ao dirigirem o ônibus elétrico..