Carroceiros de Belo Horizonte fazem um protesto na tarde desta sexta-feira por ruas da cidade. Os manifestantes se reuniram na Avenida Pedro II e saíram em fila. Eles protestam contra um projeto de lei aprovado em 1º turno na Câmara Municipal em que determina a redução gradativa do número de carroças e charretes em atuação na capital mineira. O ato deixa o trânsito lento em alguns pontos da cidade.
De acordo com a BHTrans, os manifestantes seguem ocupando uma faixa das vias. Eles começaram o trajeto na Avenida Pedro II, na esquina com Avenida Carlos Luz, em direção ao Centro. Em seguida, foram para Rua dos Caetés ao lado da Rodoviária. Depois, seguiram pela Avenida do Andradas. Quando chegaram em frente a Câmara Municipal, interditaram duas faixas da via. A intenção do grupo é reunir com parlamentares. Um longo congestionamento se formou na região.
O projeto de lei 142/17 é de autoria do vereador Osvaldo Lopes. A matéria foi aprovada em 1º turno em 3 de julho. Ele cria um programa para eliminar de forma gradativa os veículos de tração animal. Segundo o parlamentar, são aproximadamente 2,4 mil carroceiros cadastrados pela prefeitura. A proposta dá um prazo de quatro anos para a proibição dos veículos de tração animal.
Um substitutivo do projeto foi apresentado pelo vereador. Nele, retira a proposta de eliminar das ruas os veículos de tração humana, como utilizados por catadores de materiais recicláveis. O substitutivo prevê a criação do programa “Carreto do Bem”, que visa a estimular a troca dos veículos de tração animal por veículos de tração motorizada, como motocicletas que seriam acopladas a caçambas.