Os poucos dias de alívio do frio intenso devem ter fim. Uma massa de ar frio que está sobre o Sul do país já influencia em Minas Gerais. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta por causa da situação. Os termômetros devem marcar valores próximos a 11°C no fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de quedas bruscas na temperatura a partir da próxima terça-feira.
O frio deve se manter como a mínima registrada nesta sexta-feira. Os termômetros marcaram 10,9°C na estação Cercadinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A máxima foi 23,5ºC, registrada na Pampulha. A umidade relativa do ar ficou em 42%. Segundo a Comdec, a sensação térmica no fim de semana deve ser menor por causa dos ventos.
De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do Inmet, o frio intenso deve vir a partir de terça-feira. “No fim de semana, vamos ter temperatura estável. No sábado a mínima deve ficar em 11°C e no domingo a previsão é que fique 12ºC. A tendência de queda de temperatura é somente semana que vem. A massa de ar frio está se deslocando, por isso aumentou a nebulosidade nesta tarde. Ela está no extremos sul do Rio Grande do Sul e ainda vai entrar pela Região Centro-Oeste do Brasil”, afirmou o especialista.
A Comdec faz recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo, como não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele. Pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas com agasalhos e nos horários até as 10h e a partir das 16h, além de não deixar de ingerir líquidos.
Outro alerta é em relação a ambientes fechados, que devem ser evitados, assim como locais com aglomeração de pessoas. Também é recomendado manter janelas abertas para ventilação para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.