Minas Gerais já enfrenta a atuação da massa de ar polar que atingiu o Chile e a Argentina (fez 25,4°C negativos em Bariloche) no fim de semana e provocou queda de neve granular em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Municípios do Sul do Estado já tiveram queda nas temperaturas. Em Belo Horizonte, os efeitos devem ser sentidos somente a partir de quinta-feira e a previsão é que os termômetros marquem até 8ºC. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta que vale até a próxima segunda-feira por causa das baixas temperaturas.
Leia Mais
Frio pode levar temperatura para a casa dos 8 graus em Belo HorizonteFim de semana será frio na Grande BH; termômetros podem marcar 9 grausFrio deve aumentar até o fim de semana na Grande BH Frio aumenta risco de doenças respiratórias em Minas Gerais Massa de ar frio deve chegar a BH na noite desta quarta-feira, diz meteorologistaBH pode ter sensação térmica de zero grau até o fim da semanaCom a passagem da outra massa de ar polar por Minas Gerais, as temperaturas ficaram abaixo de zero em algumas cidades do Sul de Minas. Houve, ainda, geadas.
Na capital mineira, a temperatura teve uma leve alta. A mínima ficou em 13,6ºC. Na segunda-feira, a mínima foi de 12ºC. A mesma situação aconteceu com a máxima, que ficou em 25ºC nesta terça-feira, enquanto que no dia anterior foi 24,9ºC. “Vamos ter queda nas temperaturas a partir de quinta-feira; os termômetros podem chegar a marcar 8ºC”, completou Ladeia.
Por causa das baixas temperaturas, a Comdec emitiu um alerta na tarde desta terça-feira. Segundo o órgão, os termômetros vão marcar números abaixo dos 12ºC até a próxima segunda-feira.
Outro alerta é em relação a ambientes fechados, que devem ser evitados, assim como locais com aglomeração de pessoas. Também é recomendado manter janelas abertas para ventilação para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano. .