Depois de internautas acusarem o anúncio de um rodízio de milkshake da lanchonete Xodó como transfóbico e machista, a empresa comunicou, na noite desta terça-feira, a mudança no valor da oferta e pediu desculpas pela propaganda. Por meio de nota, a empresa, localizada na Avenida João Pinheiro, próximo à Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, afirma que ofertará o rodízio pelo valor único de R$ 17,99 a todas as pessoas.
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No início da noite, o Xodó enviou nota pedindo desculpas pela propaganda e unificando a cobrança pelo rodízio. Confira a nota na íntegra: "O Xodó retifica as regras de consumo do 1º Rodízio de Milk Shake, previsto para ocorrer nos dias 22 e 23 de julho. Com 50 anos de história em Belo Horizonte, o Xodó acredita que aprende e evolui todos os dias com a cidade e com a sociedade", afirma a nota.
A empresa "pede desculpas a todas as pessoas e, principalmente, às que se sentiram ofendidas ou excluídas pelas regras do evento. Informa ainda que vai ofertar o rodízio pelo valor único de R$17,99 a todas as pessoas (lembrando que crianças de até cinco anos não pagam). O Xodó reforça que todos são bem-vindos à sua unidade e agradece a confiança dos seus consumidores – que ajudaram e ajudam a escrever todos os dias essa história."
Cobranças diferentes
A diferenciação de cobrança de preços para homens e mulheres levou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, a divulgar no início deste mês uma orientação técnica que veta a medida. O parecer vale para bares, restaurantes e casas noturnas. Os estabelecimentos terão um mês para se adequar à determinação. A partir desse período, os consumidores do sexo masculino poderão exigir o mesmo valor cobrado das mulheres..