A massa de ar frio que avança sobre o Sul e Sudeste do Brasil deve deixar a sensação térmica em Belo Horizonte em zero grau até o fim da semana.
No Sul de Minas, a temperatura pode ficar abaixo de -0,8 grau, índice registrado em 4 de julho em Maria da Fé, quando a cidade bateu o recorde de baixa temperatura de 2017.
Leia Mais
Massa de ar polar começa a atuar em Minas e Defesa Civil faz alerta de frioBH registra 6,1 graus e é a capital mais fria do Brasil, diz meteorologiaAcidente envolvendo carro e carreta deixa dois mortos na BR-381Parque da Serra do Rola-Moça ganha centro para visitantesBH teve quase 4 mil roubos de carros no primeiro semestre de 2017Táxi-lotação poderá seguir até a Fundação Hilton Rocha, no MangabeirasGuarda Municipal faz blitz educativa contra o uso de cerol nas pipas em BH PM prende suspeitos de traficar drogas em Caratinga Trem perde tração e circulação do metrô é afetada na estação Waldomiro Lobo, em BHNo Sul de Minas, no entanto, de acordo com o TempoClima, as temperaturas devem ter queda considerável principalmente na Serra da Mantiqueira, em Monte Verde, com a possibilidade de um novo recorde de baixa temperatura. Ainda conforme o instituto, existe possibilidade de geada na Região Sul do estado.
A massa de ar frio que está concentrada com maior força nas cidades do Sul do Brasil e em São Paulo deve provocar chuva fraca nas Regiões Leste, Sul, Central e na Zona da Mata mineira.
O meteorologista do PucMinas/TempoClima, Heriberto dos Anjos, acredita que em Belo Horizonte os índices climáticos não devem chegar ao registrado na primeira semana de julho, quando BH marcou 6,1 graus e foi a capital mais fria do país.
"Nós não estamos esperando um frio tão intenso como foi registrado na primeira semana de julho. A nossa perspectiva é de que os termômetros alternem entre 9 e 21 graus e, devido aos ventos que serão provocados por essa massa de ar frio, a sensação térmica chegue em 0 grau", destacou.
"Nós não estamos esperando um frio tão intenso como foi registrado na primeira semana de julho. A nossa perspectiva é de que os termômetros alternem entre 9 e 21 graus e, devido aos ventos que serão provocados por essa massa de ar frio, a sensação térmica chegue em 0 grau", destacou.
Nesta quarta-feira, de acordo com o PucMinas/TempoClima, Belo Horizonte tem céu ensolarado a parcialmente nublado, com temperaturas entre 12 e 23 graus. Há previsão de chuva fraca durante a tarde em Belo Horizonte e a umidade relativa do ar deve ficar em 45%.
No interior de Minas Gerais, de acordo com o PucMinas/TempoClima, os termômetros marcaram 3 graus em Monte Verde no início da manhã. Durante o dia, o município de Januária, no Norte do estado, deve registrar 31 graus.
De acordo com o PucMinas/TempoClima, as demais regiões do estado devem ter céu ensolarado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca na Zona da Mata e nas Regiões Leste, Sul e Central do estado.
Alerta
Nessa terça-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alertou para as baixas temperaturas até a próxima segunda-feira e fez recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo:
- não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele.
- usar hidratante, em caso de pele ressecada
- usar hidratante, em caso de pele ressecada
- realizar atividades físicas com agasalhos nos horários até 10h e a partir das 16h
- ingerir líquidos
- evitar ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas
- manter janelas abertas para ventilação e, com isso, evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.
*Sob supervisão do editor Benny Cohen
.