À espera da massa de ar frio que avança sobre o Sul e Sudeste do Brasil, BH pode ter sensação térmica de zero grau até o fim da semana. No Sul de Minas, a temperatura também ficará baixa, mas não deve bater novos recordes. Essas são as informações do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo. Hoje, os termômetros da capital mineira marcaram a mínima de 12 e a máxima de 23 graus.
Leia Mais
Massa de ar polar começa a atuar em Minas e Defesa Civil faz alerta de frioZoológico de BH adota medidas especiais para proteger animais do frioFrio eleva risco de hipotermia, infarto e AVC entre população sem-tetoFrio aumenta risco de doenças respiratórias em Minas GeraisO meteorologista do PucMinas/TempoClima, Heriberto dos Anjos, também acredita que em Belo Horizonte os índices climáticos não devem chegar ao registrado na primeira semana de julho, quando BH marcou 6,1 graus e foi a capital mais fria do país. "Nós não estamos esperando um frio tão intenso como foi registrado na primeira semana de julho. A nossa perspectiva é de que os termômetros alternem entre 9 e 21 graus e, devido aos ventos que serão provocados por essa massa de ar frio, a sensação térmica chegue em 0 grau", destacou.
No Sul de Minas, no entanto, as temperaturas devem ter queda considerável, principalmente na Serra da Mantiqueira, em Monte Verde. Ainda conforme o instituto, existe possibilidade de geada na Região Sul do estado. Apesar do meteorologista Ruibran dos Reis não acreditar na possibilidade de recordes, Heriberto dos Anjos pontua que no Sul de Minas, a temperatura pode ficar abaixo de -0,8 grau, índice registrado em 4 de julho em Maria da Fé, quando a cidade bateu o recorde de baixa temperatura de 2017. Hoje, os termômetros marcaram 3 graus em Monte Verde no início da manhã.
Alerta
Nessa terça-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alertou para as baixas temperaturas até a próxima segunda-feira e fez recomendações para evitar danos à saúde com essas condições do tempo:
- não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a pele.
- usar hidratante, em caso de pele ressecada
- realizar atividades físicas com agasalhos nos horários até 10h e a partir das 16h
- ingerir líquidos
- evitar ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas - manter janelas abertas para ventilação e, com isso, evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.
*Sob supervisão do editor Benny Cohen .