Jornal Estado de Minas

PBH publica edital com 105 vagas para camelôs em feiras livres na capital


Os camelôs que foram retirados do Centro de Belo Horizonte durante ação da prefeitura terão oportunidade de trabalhar em feiras livres em diferentes regiões da capital mineira. A prefeitura de BH publicou edital para ofertar 105 vagas exclusivas para os camelôs que foram cadastrados previamente. Os interessados têm até 31 de julho para protocolar a documentação na Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Smasan). O órgão fica na Rua dos Tupis, 149, 3º andar, no Centro.

Os comerciantes vão poder comercializar nas feiras frutas, legumes, verduras, ovos, biscoitos, temperos, flores e plantas. A abertura dos envelopes com a documentação dos camelôs interessados será realizada no dia 03 de agosto, às 9h30. Os interessados poderão se candidatar em duas vagas, para dias diferentes da semana.

Será necessária a entrega de cópias autenticadas de documento de identidade, do CPF, do comprovante de endereço, da Certidão de Quitação Plena emitida pela Fazenda Municipal de Belo Horizonte e da declaração no modelo constante do Anexo III do Edital. A autenticação dos documentos poderá ser feita por cartório ou por servidor público municipal.
Para tanto, basta que o interessado compareça à Rua dos Tupis, 149, 3º andar, Centro, munido do documento original e da cópia.

Retirada do Centro

A fiscalização para a retirada dos camelôs do Centro da capital mineira começou na segunda-feira, dia 3 de julho. Os ambulantes, com a ação da PBH, fizeram uma série de protestos pelas ruas da cidade por ao menos quatro dias. Houve confrontos com a Polícia Militar (PM) e algumas pessoas acabaram detidas.

Os ambulantes foram cadastrados e ofertadas as eles vagas em shoppings populares. O sorteio envolveu 1.547 lugares, sendo 871 no Uai O Ponto, na Avenida Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, e 676 no Uai, próximo à rodoviária, no Centro. Os camelôs que foram sorteados podem manifestar interesse em obter uma vaga nos shoppings Uai Centro e Uai O Ponto, em Venda Nova, até dia 25.
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a ampliação do prazo, depois de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). .