Gentileza: substantivo feminino que se refere a uma ação nobre, distinta ou amável. Com o objetivo de inspirar um comportamento mais cuidadoso entre as pessoas, visando contribuir para uma melhor vida urbana, a Praça Floriano Peixoto é palco desde sexta-feira da segunda edição do Festival Gentileza, que vai até amanhã. A programação conta com aulas de Kundalini Yoga, piquenique, feiras de publicações independentes e de design, rodas de histórias e outras atividades que prometem inspirar a praticar a gentileza no cotidiano.
Leia Mais
Comemorado hoje, Dia Mundial da Gentileza propõe cordialidade e cidadaniaGentileza é tema de festival no Circuito Liberdade em Belo HorizonteCegos de BH aplaudem motorista de Pernambuco e pedem gentileza no transporte públicoConfira a programação completa do último dia do Festival Gentileza Memorial Minas Gerais Vale oferece programação dedicada às criançasPiquenique para refletir sobre solidariedade marca Festival Gentileza nesta tardePortal
Uma espécie de portal feito de fitas coloridas com frases gentis está de volta e foi instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que o projeto propõe. Na tarde de ontem, centenas de pessoas já experimentaram o portal sensorial do festival. Diana Junqueira, de 38 anos, formada em relações públicas, se encantava pelas mensagens e aproveitou para tirar uma selfie. “Isso me inspira imensamente. Olha só a fita que achei: ‘troque certezas por sonhos’. É bem isso né? A vida é feita de sonhos e realizações”, afirma.
O Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, da Fundação Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso e com o patrocínio da Unimed-BH. Os coletivos Benfeitoria, Nossa Grama Verde, Quartoamado, Beagá Cool, Micrópolis, Cine Growlere Mordô Coletivo Gourmet também foram alguns dos convidados a fazerem intervenções na praça a partir da pergunta “o que você gostaria de fazer para a cidade?” O objetivo é convidar e inspirar as pessoas a praticarem gentileza no seu dia-a-dia, multiplicando as ações e provocando mudanças efetivas.
São três dias com uma programação leve para estimular a troca de experiência. Na área musical, haverá apresentação dos artistas Desvio, Mustache e os Apaches, Iconili, Marcos Frederico Quinteto, Raquel Coutinho, Ná Ozzetti com Patrícia Bastos e Dante Ozzetti. A dança e as artes visuais também estarão presentes na programação. Na inauguração do evento, o som ficou por conta do “Encontro de Chorões”, que agitou o fim da tarde na praça. À noite, ocorreu o Cine Growler Club, com a exibição de filmes mineiros.
Serviço: Festival Gentileza
Data: Hoje e amanhã
Local: Praça Floriano Peixoto
Horário: Das 8h às 19h.