Manifestação inédita no Brasil em prol da paz na Síria, país do Oriente Médio que vive os horrores da guerra civil desde 2011. Será realizado em 15 de agosto, das 10h às 12h, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um ato cívico para lançar a semente desse encontro solidário e fazer com que ele se propague por todos os estados e mundo afora. Promovida pela comunidade árabe de Minas e consulado da República Árabe da Síria no estado, a iniciativa deverá reunir cerca de 3 mil pessoas, entre “descendentes, amigos e admiradores”, conforme espera o cônsul honorário Emir Cadar.
“A guerra dura seis anos e tirou metade da população da Síria. Antes, eram 22 milhões de habitantes e agora apenas 11 milhões. No total, são 400 mil mortos, dos quais 100 mil crianças”, lamenta Cadar. “Vamos dar um grito pela paz, pedir o fim da guerra”, resume o cônsul honorário. Em Minas, desde o começo do conflito, chegaram a Belo Horizonte cerca de 250 refugiados, a maioria residindo hoje na capital.
ARAMAICO A programação no dia 15, feriado comemorativo da Assunção de Nossa Senhora, terá a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar, e da Síria, a cargo do coral Fran Pax. Em seguida, será cantado o Pai-Nosso em aramaico, língua que era falada por Jesus, enquanto serão lançados balões brancos. “Temos, na Síria, duas cidades que ainda falam o aramaico”, conta o cônsul honorário. O programa inclui ainda apresentação de uma dança típica árabe.