Depois de cinco horas de interdição por causa do tombamento de uma carreta de cilindro carregada de oxigênio, a BR-356, na Serra de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, foi liberada. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a empresa responsável pelo veículo, a White Martins, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, conseguiu fazer a retirada do material sem riscos. A via acabou liberada por volta das 17h. O fechamento ocorreu devido ao risco de explosão. O congestionamento chegou a aproximadamente cinco quilômetros.
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Acidentes recorrentes
Dona da maior malha viária do país, Minas Gerais vem se acostumando aos acidentes com veículos que transportam cargas perigosas. Somente neste ano, foram seis ocorrências. Nessa segunda-feira, o Anel Rodoviário de Belo Horizonte ficou quatro horas interditado por causa do tombamento de uma carreta bitrem com cerca de 48 toneladas de resíduos usados para alimentar fornos de uma fábrica de cimento. O veículo ficou sem controle e parte da carga tombou no asfalto.
Em fevereiro, a BR-116, em Dom Cavati, no Vale do Rio Doce, ficou interditada por aproximadamente 28 horas, após acidente com um caminhão que transportava produto altamente inflamável e tóxico. Um desvio teve que ser feito pela BR-381, em Ipatinga.
Em março, o tombamento de uma carreta com 18 bombonas de ácido para uso na mineração fechou a BR-040 por mais de 12 horas em Nova Lima, na Grande BH, provocando uma fila de mais de 22 quilômetros na estrada, que é concedida à iniciativa privada. No fim de maio, a BR-262, em Juatuba, (Grande BH), também concedida, ficou quase 24 horas fechada após o tombamento de uma carreta carregada com 44 mil litros de óleo diesel. Na sexta-feira, uma carreta que transportava ácido sulfúrico tombou na AMG-150, na altura do km 2, em Nova Lima, e também impôs um bloqueio que testou a paciência dos motoristas.
Dificuldades
Como o Estado de Minas mostrou na edição de terça-feira, esse tipo de acidentes expõe a dificuldade de fazer a liberação rápida das rodovias.
RB
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