Moradores de condomínios de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se reuniram na tarde desta quinta-feira com o Corpo de Bombeiros para debater sobre os incêndios na Serra do Rola-Moça. De acordo com o major Anderson Passos, 31 incêndios foram registrados na área verde.
Leia Mais
Bombeiros resgatam carteira com dinheiro que caiu em bueiro na Zona da MataBombeiros resgatam homem que pulou no Ribeirão ArrudasBombeiros resgatam corredor após acidente em montanha no Sul de Minas Incêndio de grandes proporções atinge Parque Serra Verde, em BHMobilização dos Bombeiros reduz 50% dos incêndios no Parque Rola MoçaIncêndio no Bairro Floresta mobiliza o Corpo de BombeirosOs incêndios criminosos provocados intencionalmente por vândalos são as principais causas. “99,1% dos incêndios são causados pela ação do homem”, afirma o major Passos. Portanto, os funcionários e moradores podem ajudar a identificar essas pessoas e a impedir que cometam tais crimes.
PREVENÇÃO Neste ano, para prevenir ou tentar diminuir a área queimada, o Corpo de Bombeiros lançou um efetivo diferenciado para o Parque Nacional da Serra do Rola-Moça. “Além dos seis bombeiros militares que habitualmente ali trabalham, foram acrescidos 30 profissionais nos finais de semana e feriados”, informou o major Passos.
Os militares andaram pelas áreas com maior concentração de pessoas e explicaram a necessidade de manter a vigilância sobre as áreas naturais, alertando para os riscos do fogo e também sobre o potencial de destruição de pequenos focos, que podem evoluir para grandes devastações. Ainda segundo os militares, com essas e outras medidas, em junho houve redução de 48% em relação à média histórica de incêndios naquele mês.
RB
.