Um grande avanço para conter a violência contra professores entrou em vigor nesta sexta-feira. Foi sancionada pelo governador Fernando Pimentel a Lei 22.623, que estabelece medidas para conter atos contra educadores e demais servidores do quadro da Secretaria de Educação de Minas Gerais. A proposta estava incluída no Projeto de Lei 3.874/16, que foi aprovado no dia 21 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Leia Mais
Deputados aprovam projeto de lei para conter violência contra professores e servidores da educação de MGEstudante de direito chuta cadeira contra professor ao ser flagrado 'colando' em BHProfessor mineiro que usou a Bíblia para dar aulas de história a presos recebe prêmioProfessores sofrem até ameaça de morte nas escolas de BHPrefeitura de Ribeirão das Neves dispensa mais de 100 professores eventuaisPrefeitura de BH nomeia 150 professoresEntre as medidas estabelecidas está a realização de seminários, palestras e debates sobre o tema, com a participação de alunos, funcionários e comunidade escolar. Serão criadas equipes multidisciplinares nas superintendências regionais de ensino para mediar conflitos no âmbito das escolas e acompanhar as vítimas no ambiente escolar. E ainda será implantado sistema on-line de registro de ocorrência agressão ou ameaça, com fácil acesso e uso e ampla divulgação, nas escolas e nas superintendências.
Além disso, estão previstas ainda medidas para afastar o agressor do convívio com a vítima e licenças para tratamento de saúde se a agressão gerar incapacidade para o trabalho.