Hoje é o último dia para aproveitar as atrações da 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. O evento que teve início no dia 18 de julho é ótima opção para não só para criadores da raça, mas também para quem aprecia os animais de pura raça e gosta do curtir o clima rural. A grande expectativa de hoje, no encerramento, é o anúncio dos grandes campões da raça, com os melhores cavalos mangalarga sendo premiados no parque.
Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a Nacional tem estimativa de público superior ao do ano passado e deve ultrapassar 200 mil pessoas em 12 dias de evento, que reuniu cerca de 1.800 animais e movimentou cerca de R$ 20 milhões com leilões e vendas diretas entre os criadores. Neste ano, o Parque da Gameleira passou por reformas para receber a exposição. "A revitalização do parque deu cara nova à Nacional", comentou Daniel Borja, presidente da ABCCMM.
O tema da Nacional deste ano foi O Cavalo do Trabalho e do Lazer. “Queremos dar ênfase a outras características do Mangalarga Marchador. A raça é dócil, boa de sela, obedece aos padrões internacionais e pode ser usada para cavalgadas, lida no campo, passeios e competições de marcha”, afirmou o presidente Daniel Borja.
Ele destacou que, no esporte, o Mangalarga Marchador é usado em enduros equestres, provas de maneabilidade, baliza e tambores, dentre outras modalidades. A raça também é muito utilizada para a prática da equoterapia.