O Corpo de Bombeiros está mobilizado para prevenir incêndios no Parque Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Só neste ano, foram registrados 31 incêndios no parque, de acordo com informações do major Anderson Passos.
De acordo com a corporação, o esforço está sendo feito com "zero" de investimento extra. E o resultado já pode ser medido na redução de 50% na quantidade de dos incêndios na área preservação ambiental. Esse percentual está sendo comemorado tendo evista o objetivo incial: redução de 20% nas queimadas.
Em nota divulgada, neste domingo, a corporação alerta que, com criatividade e planejamento, prevenir é 7 vezes mais barato que combater incêndios, de acordo com a ONU.
A corporação informa que, desde Junho, há diariamente pelo menos 30 bombeiros extras, que passaram a fazer seus treinamentos no parque. Onde havia apenas oito, agora são pelo menos 38. E algumas ocasiões, esse número chega a 68 profissionais.
Esse aumento permitiu que uma série de atividades esteja sendo realizada: visita a escolas da região, capina de áreas no limite da urbanização, preparação de ferramentas, monitoramento, abordagem aos frequentadores, reuniões de alinhamento com os condomínios.
Foco
Com esse novo trabalho, os Bombeiros identificaram as áreas mais recorrentes de incêndios, horários e causas e nelas estão concentradas as atividades.
A corporação acredita que a presença física e cortês dos bombeiros militares está inibindo e criando empatia da comunidade vizinha com o parque.