Carroceiros de Belo Horizonte acompanham uma audiência pública na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal sobre o Projeto de Lei 142/17, aprovado em 1º turno, que determina a redução gradativa do número de carroças e charretes na capital mineira. A matéria provocou polêmica e rendeu até ameaças ao vereador Osvaldo Lopes, que sugeriu a substituição desses veículos, segundo a assessoria de imprensa da Casa.
Leia Mais
Carroceiros fazem protesto em BH contra retirada de veículos de tração animalCarroceiro morre depois de soterrado em Janaúba Carroceiro abandona cavalo agonizando até a morte em via pública dem BHCarroceiros fazem protesto em BH e cobram regulamentação de leiCarroceiros protestam na PBH contra proibição de veículos de tração animalCarroceiros fazem pressão na Câmara contra projeto que limita atividadeComissão mista vai discutir redução dos veículos de tração animal em BHUm substitutivo ao projeto foi apresentado pelo vereador. Nele, é retirada a proposta de eliminar das ruas os veículos de tração humana, como usados por catadores de materiais recicláveis. O substitutivo prevê a criação do programa “Carreto do Bem”, que visa a estimular a troca dos veículos de tração animal por veículos de tração motorizada, como motocicletas, que seriam acopladas a caçambas.
O projeto vem provocando indignação por parte dos carroceiros. Em 14 de julho, um grupo se reuniu e saiu pelas ruas da cidade nas charretes. Eles partiram da Avenida Pedro II em fila e foram até a Câmara Municipal. Na ocasião, o trânsito ficou lento durante o trajeto.
(RG)