Leia Mais
UFOP promove campanha de doação de cabelos para confecção de perucasHistórias de mulheres que assumiram cabelos crespos viram livroDoação de cabelos para pacientes com câncer eleva autoestimaPais de criança em tratamento contra o câncer se casam em entidade filantrópica Corrida contra o câncer está com inscrições abertas Feira da UFMG abre espaço para jovens conhecerem profissõesConheça histórias de pessoas que acompanham familiares doentesBoato de mamografia gratuita no Instituto Mário Penna circula nas redes sociaisMulher é morta a facadas e jogada no Ribeirão ArrudasPara reduzir o sofrimento e melhorar a autoestima dos pacientes, acrescentou Maria Aparecida, o projeto propõe a arrecadação, que contou com equipe profissional para fazer os cortes na hora, mediante assinatura de um termo de autorização do voluntário. A campanha vai continuar e quem quiser pode levar o cabelo (veja o quadro com orientações) à faculdade, que fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, térreo (sala 83), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Os fios serão encaminhados a uma empresa especializada, que, sem custos, confeccionará as perucas. Depois, elas serão entregues a pacientes do Hospital das Clínicas/UFMG, a partir de seleção feita com os setores de hemoterapia e oncologia.
DOAR NÃO DÓI Depois de preencher uma ficha, numa tenda em frente ao Diretório Acadêmico, os voluntários louros, ruivos, castanhos ou de cabelos pretos esperavam o momento de fazer o corte, a cargo de uma equipe comandada pelo especialista Kleisson Charles. “Tivemos que reforçar o grupo, que era de quatro cabeleireiros, com mais dois profissionais”, disse Kleisson. Perto dali, a estudante de fisioterapia Daniela Lara, de 21, entregava as madeixas, sem medo, à cabeleireira Sueli Silva. “Doar não dói”, resumiu a história a estudante.
Moradora do Bairro Saudade, na Região Leste, a autônoma Michelle Françoise Lima de Faria, de 37, revela ser a primeira vez na doação de cabelos.
O estudante de engenharia ambiental André Arruda, de 27, morador da Lagoinha, também deu a sua mecha de solidariedade. “Estou deixando crescer há um ano, exatamente para doar”.
Com turbantes, Lílian Helena Rosa Miquilino, cabeleireira, e Cecília Helena, de 15, mãe e filha moradoras do Bairro Urca, na Região da Pampulha, levaram sua contribuição: toucas de crochê. Em janeiro do ano passado, a adolescente foi diagnostica com câncer linfático e teve que se submeter a seis meses de quimioterapia. Em novo tratamento, a menina não foi bem-sucedida até fazer um transplante de medula no Hospital das Clínicas.
FIOS PRECIOSOS
Confira algumas orientações para a doação de cabelos:
» Cabelos com qualquer tipo de química podem ser doados
» O comprimento das mechas doadas deve ser de, no mínimo, 15 centímetros, mas preferencialmente a partir de 20 cm
» O cabelo deve estar lavado e ao natural, sem nenhum produto pós-lavagem
» O projeto está, agora, apenas recebendo as mechas de cabelos, que devem estar secas, limpas, amarradas com uma gominha e enroladas em papel de seda. As doações devem ser entregues na Faculdade de Medicina/UFMG, que fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, térreo (sala 83), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Bonés, chapéus, toucas e lenços também pode ser entregues no local