Um ônibus da linha interna que circula no campus Pampulha da Universidade Federal da Minas Gerais (UFMG) foi alvo de assaltantes na noite de terça-feira. Segundo a Polícia Militar (PM), três adolescentes de 15, 16 e 17 anos foram apreendidos suspeitos do crime. A ocorrência mobilizou viaturas e um helicóptero da corporação. Assustados, estudantes falaram do caso nas redes sociais.
Leia Mais
Corte de verbas asfixia universidades federaisApós alunos apontarem racismo, UFMG manda rever disciplina 'Casa Grande'Trio preso por morte de estudante de veterinária da UFMG tem extensa ficha criminalBandejão da UFMG é invadido e atendimento é suspenso até segunda-feiraPMs flagram adulto e adolescentes após arrastão em ônibus de linha da UFMGPM reforça efetivo e monitoramento por câmeras será ampliado na UFMGReunião entre PM e reitoria da UFMG vai traçar estratégias para conter violênciaEstudantes denunciam crimes no campus Pampulha da UFMG e convocam reuniõesMPMG pede abertura de maternidade que deveria estar funcionando desde 2009 em Venda NovaMilitares do 34º Batalhão da PM souberam do assalto pela rede de rádio e montaram uma operação de cerco e bloqueio na região, com apoio de um helicóptero e do Batalhão de Rondas Ostensivas com Cães (Rocca). Um dos adolescentes foi localizado em um lote na Rua Expedicionário Mario Alves de Oliveira. Ele estava com dois celulares e uma réplica de pistola. No mesmo terreno, a polícia recolheu a mochila de uma das vítimas.
Ainda de acordo com a Polícia Militar (PM), o trio foi reconhecido pelas demais vítimas do assalto. Elas disseram que eles estavam com duas armas, e identificaram o simulacro localizado pela polícia. Os estudantes também confirmaram no boletim de ocorrência que os assaltantes já estavam no coletivo dentro do campus e anunciaram o assalto na saída, perto do Carrefour Pampulha. Os adolescentes foram levados para a Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad).
A Polícia Civil informou que, na delegacia, foi registrado um auto de ato infracional por crime semelhante a roubo. Eles foram encaminhados ao Ministério Público e aguardam audiência, que será realizada nesta tarde.
“O grande sucesso dessa operação é que já tinhamos registro anterior e (o policiamento) já estava reforçado.
“Nós temos aí já um contato muito bom com a própria reitoria da UFMG, e as demandas são repassadas via a própria reitoria, de segurança, prioridade de policiamente”, finaliza o major Fábio Almeida.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a UFMG informou que tomou conhecimento da ocorrência e vai conversar com a empresa responsável pela circulação dos ônibus para ver quais ações podem ser implementadas para melhorar a segurança. A instituição também informou que a equipe de segurança não foi reduzida, mantendo o mesmo quadro, com pessoas em todos os prédios, rotatórias, além de um carro que circula pelos campus. .