Os belo-horizontinos foram surpreendidos nesta quarta-feira com um clima bem diferente da média das últimas semanas. Em meio ao inverno mais rigoroso em décadas, a capital mineira registrou máxima de 30,1ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a maior marca desde maio.
Leia Mais
Temperatura sobe em BH e pode chegar aos 30 graus nesta quartaMeteorologia prevê calor no período da tarde, mas frio da manhã continua em BHSemana começa com frio em BH, mas temperaturas podem se elevar Quinta-feira será de calor e névoa seca em Belo HorizonteNeste inverno, considerado pelo Instituto Climatempo o mais rigoroso desde 1961, a capital mineira chegou a registrar mínima de 6,1ºC, a menor marca em 42 anos.
Secura
Além do calor, BH voltou a registrar nesta quarta-feira baixa umidade do ar. A média ficou em 19%, índice classificado como estado de alerta segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para reduzir as consequências do clima seco, especialistas recomendam beber muita água, lavar o nariz com soro fisiológico e hidratar a pele. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições saudáveis, incluindo frutas e verduras e usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
* Sob orientação do editor André Garcia.