O mês dedicado ao Patrimônio Histórico Nacional terá atrações no Circuito Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A direção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) escolheu o período de 16 a 19 de agosto para destacar “a imagem, a memória e o patrimônio”, com vasta programação gratuita na Praça da Liberdade e nos equipamentos culturais do Circuito, com galerias a céu aberto, projeções de fotos, oficinas, feira de livro, debates, caminhadas fotográficas e duelo de MCs. O evento tem parceria do coletivo mineiro Nitro.O.
Conforme os organizadores, o Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural celebra duas datas marcantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, e o Dia Internacional da Fotografia, no dia 19. Assim, instituições públicas e privadas, grupos, coletivos, artistas e pensadores do país e da América Latina foram convidados para apresentar diversas formas de interação entre as duas áreas.
Leia Mais
Chafariz de Marília e Ponte da Barra, em Ouro Preto, são alvo de pichadores Cemig abre concurso para escolher a iluminação de Natal da Praça da LiberdadeChegada da temporada do ipê em BH é comemorada na Savassi e Praça da LiberdadeIphan garante verba para segunda etapa de restauração da Matriz de Nossa Senhora da ConceiçãoDia do Patrimônio Nacional leva cultura à Praça da LiberdadeInstituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais completa 110 anosCerca de 6 mil cigarros contrabandeados são apreendidos em JustinópolisA abertura do evento terá a presença de duas instituições latinas de destaque dedicadas à preservação de acervos e difusão da fotografia: Instituto Moreira Salles (IMS) e Centro de Fotografia de Montevideo (CdF) – esse último, atualmente, o mais importante núcleo da América Latina, que reúne fotografia e patrimônio. Com o tema Política de preservação, imagem e patrimônio, Daniel Sosa, do CdF/Uruguai e Sergio Burgi (IMS/RJ) abrem a Roda de Conversa no Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB). Além do debate, o público poderá ver a mostra de fotolivros do CdF e do IMS, organizada pelo Festival Foto em Pauta.
Ainda em homenagem à fotografia do Uruguai, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal vai exibir uma projeção do acervo do CdF, recentemente, declarado Patrimônio Nacional pelo governo uruguaio.
BH 120 anos Na abertura do Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural, a exposição Capitais de Minas vai ocupar a Alameda Travessia, da Praça da Liberdade, celebrando também os 120 anos da fundação de Belo Horizonte. A mostra é um recorte sobre a evolução arquitetônica e sociopolítica do estado, a partir de BH, Mariana e Ouro Preto.
Mais duas exposições estão programadas para o evento: Crônicas da cidade – o cotidiano de Belo Horizonte sob o olhar de Carlos Drummond de Andrade e Ícones da Serra. A primeira homenageia os 30 anos de morte do poeta itabirano e reúne acervo dos arquivos Público Mineiro e Público da Cidade de Belo Horizonte. A mostra vai ficar em cartaz na área externa do anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Já Ícones da Serra, de autoria do fotógrafo Marcos Vale, destaca a Serra da Canastra e poderá ser vista no CCBB-BH.
E mais: o público vai poder apreciar também à noite as 30 fotos vencedoras do concurso fotográfico no Instagram do Circuito Liberdade Meu olhar sobre o patrimônio. Os registros integram uma projeção especial na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Os três primeiros colocados ainda receberão premiações especiais. A programação completa do Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural está disponível no site www.fotografiaepatrimonio.com.br e iepha.mg.gov.br.
SERVIÇO
Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural
Data: 16 a 19 de agosto
Local: Circuito Liberdade/Belo Horizonte
Site do evento/Programação: www.fotografiaepatrimonio.com.br e iepha.mg.gov.br
Jornada em Minas
O mês reserva muitas atividades em Minas, com a realização da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com mais de 1,2 mil atividades.