Uma carga de salgados avaliada em aproximadamente R$34 mil foi recuperada e seis homens foram presos nessa terça-feira em Esmeraldas na Grande BH. A carga estava em uma carreta emplacada em Goiás e estacionada dentro de um galpão.
Leia Mais
Após mais de um mês, Polícia Rodoviária Federal normaliza atividadesCresce o número de assaltos a caminhões de transporte de mercadorias em MinasSindicato denuncia falta de manutenção na Gerdau; explosão matou doisOrações pela harmonia mundial marcaram as celebrações do Dia da Assunção de Nossa SenhoraOperação prende sete por roubo de cargas no Nordeste de Minas200kg de maconha são apreendidos em Espera Feliz, vejaSem previsão de chuva, BH tem dia de clima seco e céu ensolaradoCerca de 40 minutos após a chegada das viaturas, segundo o BO, Marcos Antônio Gomes Neves, de 44 anos, chegou ao galpão, mas quando percebeu a presença da PM, jogou a chave em um matagal e tentou fugir. O homem foi perseguido e detido. Em conversa com os militares, Marcos Antônio disse que havia alugado o imóvel para montar uma empresa de peças para veículos.
Em seguida, conforme o B.O, cinco homens chegaram ao endereço do galpão em uma caminhonete L200 e, logo que perceberam a presença dos militares, tentaram fugir com manobras arriscadas na via e jogando o veículo em direção aos policiais. Assustado com a atitude do grupo, um sargento atirou em um dos pneus da caminhonete.
Os homens seguiram em fuga, mas foram detidos pela PM depois de o pneu do carro ter furado. Dentro da caminhonete estavam Glécio Pereira dos Santos, de 32, Luan Patrick Ferreira de Almeida, de 24, Renato Amarante Cruz, de 34, Lucas Marques de Oliveira, de 21 e Thiago Marcos de Oliveira de 30 anos.
Segundo a PM, os suspeitos não souberam informar o que iriam fazer no galpão e foram detidos. O imóvel foi aberto e verificou-se que a carroceria da carreta era emplacada em Goiânia. Com as informações da placa, a corporação verificou que o veículo havia sido roubado no último sábado, 12, em Betim, também na Grande BH.
O proprietário da carreta compareceu ao endereço do galpão com a cabine do veículo para retirar a carroceria do imóvel. O motorista estava com a documentação do veículo e com a nota fiscal da mercadoria que tinha valor aproximado de R$34 mil, segundo a PM. Ele constatou que onze caixas da mercadoria de salgados estavam danificadas.
O grupo foi preso e a caminhonete foi apreendida pela corporação.
O grupo foi preso e a caminhonete foi apreendida pela corporação.
Aumento no roubo de cargas em Minas Gerais
Em reportagem veiculada na edição impressa do Estado de Minas nesta quarta-feira foi possível verificar uma alta nas estatísticas de roubo de cargas em Minas Gerais. Foram 206 ocorrências entre janeiro e maio de 2016. Neste ano, o número subiu para 272 no mesmo período, representando um aumento de 32%. Ao longo de 2016, foram 569 ocorrências no estado, média de 47,4 crimes por mês. Neste ano, a média já é maior: 54,4 casos a cada mês.
Com a maior malha viária do país, Minas concentra ocorrências, e as estradas que mais preocupam a Polícia Civil são as BRs 040, 381 e 262. As áreas de maior incidência de furtos e roubos de cargas estão em Belo Horizonte e Região Metropolitana, além do Triângulo Mineiro. “As rodovias do Triângulo interligam Minas com São Paulo e Goiás, o que torna o fluxo de mercadorias muito grande. Já a capital e as cidades metropolitanas sediam a maior parte dos centros de distribuição de produtos”, explica o delegado Marcus Vinícius Lobo, titular da 1ª Delegacia Especializada de Repressão a Organizações Criminosas (Deroc) do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).
*Sob supervisão do editor Benny Cohen