Foram enterrados nesta quarta-feira os corpos dos dois funcionários mortos na explosão numa usina da siderúrgica Gerdau, em Ouro Branco, na Região Central de Minas. O acidente ocorreu na manhã de terça-feira (15). Pelo segundo dia, houve paralisação na porta da fábrica. A diretoria se reúne nesta tarde com órgãos estaduais para avaliar a situação da empresa.
Leia Mais
Sindicato denuncia falta de manutenção na Gerdau; explosão matou doisDois feridos graves de explosão em usina da Gerdau são transferidos para BHExplosão em usina da Gerdau deixa dois mortos e 10 feridos em Ouro BrancoSindicato dos Metalúrgicos faz paralisação na Gerdau Ouro Branco Sobe para quatro o número de mortos em explosão em Usina da GerdauSobe para três o número de mortos de explosão em Usina da GerdauSeis funcionários da Gerdau seguem internados em BH após explosão em usinaO corpo de Fernando Alves Peixoto, de 40 anos, foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, na cidade vizinha de Conselheiro Lafaiete, às 11h. A outra vítima, Cristiano Rodrigo Marcelino, de 35, funcionário da Convaço, empresa contratada pela Gerdau, foi enterrado em Ipatinga, no Vale do Aço, às 12h. Pela manhã, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base (Sindob) fez uma paralisação na porta da fábrica e os trabalhadores foram impedidos de assumir seus postos. Os sindicalistas fizeram corpo a corpo com os funcionários e entregaram informativos. A ação durou cerca de uma hora e meia.
A assessoria de imprensa da siderúrgica informou, por meio de nota, que o quadro de saúde dos feridos é estável.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sindob, deve ser feita em breve uma visita técnica à usina para avaliar as condições de trabalho. O sindicato está em reunião na tarde desta quarta com vários órgãos estaduais, entre eles a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador e a Subsecretaria de Vigilância e proteção à Saúde.
Este é o terceiro acidente em nove meses. A explosão ocorreu quando um grupo trabalhava na manutenção da parte inferior da coqueria 2 da usina – um forno em que se produz o coque, derivado de carvão mineral essencial à fabricação do aço. Além dos dois mortos, 10 pessoas ficaram feridas, duas em estado grave. No ano passado, acidentes na usina em novembro e em dezembro provocaram cinco mortes.
RB
.