O que era para se tornar um alívio para os motoristas virou dor de cabeça na tarde deste sábado. Os primeiros três quilômetros da nova pista da BR-381 seriam liberado por volta das 17h30, mas houve atraso. A interdição para a estreia da pista rendeu 10 quilômetros de congestionamento. A previsão é de que outros trechos sejam abertos nas próximas semanas. A pista continua em mão e contramão até a revitalização da atual pista. O trecho fica próximo ao município de Nova União, entre o km 396 e 398.
Conforme mostrou o Estado de Minas, a BR-381 teria trechos liberados para os motoristas sete anos depois de a obra ser anunciada pelo governo federal e mais de três anos após o início das obras. A liberação, mesmo que a conta-gotas, é vista como avanço por empresários e lideranças da região, que assistiram nos últimos três anos a vários cortes de verbas e a adiamentos na obra.
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Primeiros quilômetros da duplicação da BR-381 serão liberados neste sábadoMarcha lenta: Duplicação da BR-381 começa a sair do papelMotorista bêbado bate BMW em carreta e é detido no Anel RodoviárioHomem é morto a facadas perto do Viaduto Santa Tereza, em BH“Já era para eu estar em casa, marquei de chegar às 18h”, afirmou o vigilante Anderson Roberto, que reclamava da fila de carros e da falta de informação. “Até agora não entendi o que está acontecendo, mas poderia oferecer um lanche pra gente, né?”, brincou o motorista enquanto desligava o motor para pedir informações para um caminhoneiro. Já a aposentada Maria Aparecida Trindade, de 55 anos, seguia viagem para descansar em Santa Bárbara, na mesma região.
“Essa duplicação vai ser uma maravilha, vai melhorar muito. Mas falta informação. Estamos aqui parados sem saber o que está acontecendo. Ainda tenho mais 30 quilômetros de viagem até chegar”, reclamou. “Para esperar, só fumando um cigarro atrás do outro”, disse a aposentada para aliviar o estresse. Depois de uma hora e meia com os carros parados, muitos motoristas desistiram e fizeram o retorno.
Até o fim do ano serão entregues cerca de sete quilômetros entre o município de Barão de Cocais e o trevo de Itabira – pouco mais de 2% do total de 303 quilômetros previstos para serem duplicados entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Mas o caminhoneiro Sirlei Santos, de 42, disse não acreditar na entrega da duplicação no prazo. “Pego a 381 com frequência e já vi muito acidente em 20 anos de estrada. Com certeza, essa é a pior rodovia.” .