Jornal Estado de Minas

Incêndio em canavial é considerado o maior no Triângulo Mineiro neste ano


O incêndio que atingiu as margens da MG-427, entre Uberaba e Água Cumprida, no Triângulo Mineiro, já é considerado o maior na região neste ano. Estimativa realizada pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira mostra que ao menos três mil hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas. O resultado só será conhecido quando um sobrevoo for realizado na área. Militares tentaram utilizar um helicóptero nesta segunda-feira, mas não conseguiram por causa da baixa visibilidade.

As chamas altas tiveram início na tarde de domingo e se espalharam rapidamente por diversas propriedades das cidades de Uberaba, Água Cumprida, Conceição das Alagoas, e pontal do Triângulo. A situação mais crítica foi na área da Usina Delta, unidade volta Grande, onde o fogo atingiu canaviais. Somente no local, foram três mil hectares atingidos. Foram utilizados, para apagar as chamas no terreno da usina, 16 caminhões-pipa.


O fogo foi controlado apenas na madrugada desta segunda-feira. No domingo, provocou pânico entre motoristas que passavam pela MG-427. A fumaça proveniente do incêndio tomou conta da rodovia e as chamas ameaçaram queimar veículos. Por causa disso, a estrada foi fechada pelos bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Em um determinado trecho, os militares tiveram que ajudar ocupantes de 15 carros e oito caminhões que ficaram cercados.

Em outro trecho, dois veículos se envolveram em um acidente. Os condutores afirmaram que a fumaça provocou a baixa visibilidade, e por isso não conseguira desviar um do outro.
Ninguém ficou ferido na ocorrência. Foram constatados apenas danos materiais.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros de Uberaba informou que esse já é considerado o maior incêndio na região neste ano. Militares percorreram as propriedades atingidas pelo fogo, mas os dados finais do prejuízo ainda não foram informados. .