Uma imagem vale mais do que mil palavras – ainda mais quando é para fortalecer a dignidade humana e valorizar comunidades. Com esse propósito, a Arquidiocese de Belo Horizonte promove o concurso fotográfico No coração das vilas e favelas, com inscrições abertas até 23 de novembro.
Segundo os organizadores, tendo à frente o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, a ideia é mostrar um olhar sensível sobre o cotidiano dos aglomerados, registrando e revelando a realidade pela lente da câmera ou do celular.
O foco das imagens deverá ser em manifestações de fé, celebrações de solidariedade e outras ações apenas nos 28 municípios que compõem a Arquidiocese de BH.
A iniciativa do concurso é do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária e os organizadores ressaltam que a Igreja está presente nos aglomerados com trabalhos de evangelização e inclusão social, e conhece bem as dificuldades das pessoas que moram nas regiões retratadas.
Ao fazer a inscrição, os interessados poderão ver uma série de iniciativas desenvolvidas nos locais. Os vencedores concorrem a uma câmera semiprofissional e um fim de semana no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Grande BH, a mais de 1.700 metros de altitude.
Para participar, basta entrar no site arquidiocesebh.org.br/ vilas e favelas. As inscrições estão abertas a moradores de qualquer região do país, maiores de 18 anos. Quem ainda não tem 18 precisa de autorização dos pais ou responsáveis.