Bombeiros estiveram nessa sexta-feira, 25, em obra da CSN Mineração, em Congonhas, para apurar suspeita de um deslizamento de terra na Barragem Casa de Pedra, informado ao órgão pela população que vive a jusante da estrutura. O pedido foi feito pela comunidade diante da preocupação com algum tipo de risco relacionado à barragem, que passa por obras. O Núcleo de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado de Minas Gerais (Semad) também monitora a situação e solicitou à CSN informações sobre as condições da barragem. As obras no local são de drenagem, para controle de águas, e de terraplenagem, para recomposição e proteção do terreno contra processos erosivos.
Leia Mais
Ibama mantém multas de R$ 150 milhões contra Samarco por rompimento de barragemEstudo aponta saúde fragilizada de moradores afetados por lama de barragem Ibama diz que Samarco não cumpriu prazo de limpeza da Barragem de CandongaBarragem Casa de Pedra, em Congonhas, possui risco de rompimentoLaudos que atestam segurança na Barragem Casa de Pedra só serão conferidos após chuvas CSN testa sirenes para alertar vizinhos em caso de rompimento de barragemOfício afasta capitão que confirmou risco em barragem da CSN em CongonhasVizinhos da Barragem Casa de Pedra, em Congonhas, têm medo e insôniaMinistério Público diz que não garantiu estabilidade de barragem em CongonhasMinistério do Trabalho determina interdição da Barragem Casa de Pedra, em CongonhasPor meio de sua assessoria de imprensa, a CSN Mineração informou que está realizando uma obra de recomposição topográfica restrita à área da encosta (terreno natural), no dique de sela.
A CSN informou ainda que possui um programa de visitas à barragem Casa de Pedra e os interessados podem se inscrever no Centro de Referência da CSN Mineração, no Bairro Residencial, em Congonhas. “Quanto à segurança da barragem, sempre é bom lembrar que somos auditados e fiscalizados pelas autoridades e órgãos competentes”, sustentou a empresa.
Leia, na íntegra, a nota enviada pela CSN à Semad:
"Atendendo solicitação para que a CSN Mineração apresente informação sobre as obras na Barragem Casa de Pedra, objeto de reclamações junto a este Núcleo de Emergência, informamos que em atendimento à recomendação da empresa projetista, DAM Projetos de Engenharia, responsável pelo projeto da barragem, a CSN Mineração está executando o projeto de recomposição topográfica das ombreiras do Dique de Sela, com a execução de obras de drenagem para controle de águas e obras de terraplenagem para recomposição e proteção do terreno contra processos erosivos.
Tais obras se restringem à área da encosta, em terreno natural, e não causam qualquer impacto nas condições normais de segurança e operação da Barragem Casa de Pedra, visto que não haverá interferência no maciço do dique de sela.
Em atendimento ao que prevê a legislação, a CSN Mineração comunicou a execução da obra aos órgãos que de alguma forma tenham responsabilidade legal de fiscalizar o empreendimento, tais como DNPM, FEAM e SUPRAM CM, assim como comunicou a Prefeitura do Município de Congonhas, com o objetivo de assegurar que a obra seja executada com total transparência.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, sejam por meio de apresentação de informações complementares ou agendamento de reuniões.”
.