Termina nesta quinta-feira (31), o prazo para as inscrições de propostas para iluminação do Natal que é montada anualmente na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa do concurso é da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), tendo como tema os 120 anos da capital mineira. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, ou um representante legal, em caso de coletivos de artistas. A execução ficará a cargo da Cemig.
Serão avaliados, entre outros itens, a criatividade e a sustentabilidade da ideia. Segundo Nathalia Dornellas, gerente de comunicação interna da Cemig, o objetivo desta primeira seleção pública é que a iluminação de Natal alcance, além do espetáculo visual das luzes, a democratização do espaço público. “É uma oportunidade de valorizar o trabalho de artistas locais e envolver os cidadãos nos projetos da cidade. Eles têm um papel em branco nas mãos, e a nossa expectativa é receber projetos inovadores dentro da temática proposta”, afirma.
O participante deverá alinhar o tema à decoração natalina e levar em conta como a iluminação se relaciona com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais que acontecerão no Circuito Liberdade da praça no fim do ano. Além disso, deve considerar a proteção e a promoção do patrimônio histórico e artístico do estado. No projeto, poderão ser utilizadas até 323 mil microlâmpadas de LED e outras mil lâmpadas do tipo estrobo.
As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por sete membros, sendo três representantes da Cemig. O autor da proposta vencedora receberá prêmio no valor de R$ 20 mil e sua ideia ficará exposta no fim do ano. O edital para incrições está disponível no site da Cemig.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie