Foram cinco meses de expectativa, horas de muito trabalho e noites de um sonho perto de se realizar. O estudante de filosofia Victor Emmanuel Araújo de Oliveira Cunha, de 23 anos, embarcou na noite de ontem para Roma, Itália, com objetivo muito especial: um encontro com o papa Francisco, no Vaticano. Integrante da comunidade católica Shalom, o jovem, morador do Bairro Coração Eucarístico (Região Noroeste de Belo Horizonte), está duplamente feliz, pois conseguiu pagar a passagem antes do prazo previsto, com o dinheiro obtido na produção caseira de brownies, o bolinho marrom, doce e recheado. “Fiz 2.080 unidades, 80 a mais do que o previsto. Mas vou continuar na atividade, para não impactar meu orçamento”, conta, com entusiasmo.
Leia Mais
Morre em BH dom José Maria Pires, o bispo mais velho do BrasilAto em BH pela paz na Síria emociona com leitura de carta do Papa FranciscoPapa Francisco nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo HorizontePadre de Belo Horizonte celebra missa com o Papa Francisco após e-mailJovem de 18 anos arrecada dinheiro para ver o Papa Francisco no PanamáPapa Francisco recebe bispos auxiliares de Belo HorizonteCampanha quer arrecadar dinheiro para reforma do Mosteiro de MacaúbasOperação fiscaliza veículos de carga e motoristas no Anel RodoviárioBombeiros combatem incêndio em lote vago de BHCom um sorriso, diante do retrato de Francisco, o jovem revelou estar ansioso. “É difícil disfarçar, mas acredito que a providência de Deus se manifesta.” Para adquirir a passagem, Victor contou ainda com a ajuda de um amigo, que comprou o bilhete aéreo, parcelado, no seu cartão de crédito. “Muitos colegas também tiveram ajuda, doações. Fico feliz que tenha pago antes do prazo.”
PRIMEIRA VIAGEM Natural de Teresina (PI), filho único e residente em BH há três anos, Victor faz parte da comunidade nascida em 1980, durante a primeira viagem, ao Brasil, do papa São João Paulo II (1920-2005), que também esteve em Fortaleza (CE). Naquele ano, quando Victor nem era nascido, um rapaz chamado Moisés esteve na presença do sumo pontífice e, como presente, lhe ofereceu a própria vida, o que significava fazer um trabalho de evangelização, trabalhar pelos pobres e com os jovens, entre outras missões hoje espalhadas por mais de 30 países. “Nascia, assim, aos pés do papa, em Fortaleza, a comunidade Shalom, da qual frequento os grupos de oração em BH.”
Dois anos depois, Moisés, que fez voto de pobreza e é celibatário, conforme Victor, abriu uma lanchonete, fazendo ali um trabalho de propagação da fé.
Em Roma, os jovens brasileiros irão se juntar a peregrinos dos países onde a Shalom está presente, e o encontro com Francisco comemorará os 35 anos de criação efetiva da comunidade. “Pretendo ir também a Assis, terra de São Francisco”, adiantou Victor, que fará sua primeira viagem internacional e traz na mochila a biografia do santo. “Tive que separar um dinheiro para pagar a hospedagem. Então, quando voltar, mãos à obra!”
Lembrando dos dias em que começou a preparar os brownies, em março, na cozinha da república de estudantes onde morava, Victor ressalta que aprendeu rápido ofício. No início, os bolinhos foram vendidos na faculdade e por uma amiga, na empresa que trabalha.
Ainda perto do retrato de Francisco, o estudante só tem palavras de admiração para o ocupante do trono de São Pedro. “Ele nos ensina que não é possível amar a Deus, que não vemos, se não amarmos o próximo, que vemos. A Igreja sempre se renova.
Devoto de São José, o jovem revelou que vai todos os dias à missa, geralmente no câmpus da PUC no Coração Eucarístico, reza o terço e participa do grupo de orações na comunidade Shalom, que fica na Avenida Olegário Maciel, e oferece aconselhamento espiritual e orações..