A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Belo Horizonte, retoma a operação com trens acoplados para aumentar o número de lugares no metrô da Grande BH. Usando composições com oito carros, a capacidade de transporte será duplicado em viagens no horário de pico. Em abril de 2014, quando ainda circulavam somente os modelos antigos, sem ar-refrigerado, também foi utilizado o recurso dos trens estendidos, visando principalmente o atendimento no período da Copa do Mundo de Futebol.
Leia Mais
Metrô de Belo Horizonte passa a operar até meia-noite a partir de segunda-feiraTrem perde tração e circulação do metrô é afetada na estação Waldomiro Lobo, em BHPontos que permitem acesso de pessoas levam perigo aos trilhos do metrô CBTU faz campanha contra o assédio no metrô de BHVeja o que abre e fecha no feriado da Independência em BHUsuários aprovam metrô com mais vagões e horário estendido em BHPor meio de nota, a CBTU informou que as composições com oito carros, quatro a mais que o convencional, vão circular de segunda a sexta-feira, sempre de 6h às 9h e de 17h às 19h30. “A meta da companhia é prover novas formas de deslocamento rápido, ampliando a participação do metrô na matriz de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, criando novas oportunidades de integração com os demais sistemas.”
Nesta sexta-feira, as estações do metrô passaram operar dentro do novo sistema, o que levou as composições a pararem nas extremidades das plataformas. O local de parada foi sinalizado para os condutores das locomotivas e, pelo serviço de alto-falantes, os passageiros eram orientados a esperarem o trens nas extremidades. Porém, estações como a do Santa Inês, os usuários ficam expostos em área não coberta, o que pode complicar com a chegada do período chuvoso..