O incêndio que perdurou por cinco dias no Parque do Itacolomi, entre Ouro Preto e Mariana, na Região Central de Minas Gerais, queimou 9,2% da unidade estadual de conservação. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 1.026 hectares (ha) de vegetação destruídos. Deste total, 700 ha foram dentro dos limites da área verde, e outros 326 (ha) no entorno.
Leia Mais
Incêndio é controlado no Parque Estadual do Itacolomi, segundo bombeirosEquipes retomam combate a incêndio no Pico do Itacolomi, que chega ao 5º diaDuas linhas de fogo destroem vegetação do Pico do ItacolomiSetembro traz alto risco de incêndio para as matas de Minas GeraisRodovia será fechada por causa de incêndio no Parque do Rola-MoçaIncêndio ameaça casas na Pampulha; veja o vídeoA mudança climática na manhã de sexta-feira na região, com aumento da nebulosidade e da umidade relativa do ar foi decisiva para apoiar a equipe com 72 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários, a conseguir controlar o fogo.
O trabalho de bombeiros e brigadistas obrigou a administração do parque a fechar o acesso aos visitantes, já que o fogo chegou a atingir a trilha que leva ao Pico do Itacolomi e também chegou perto da estrada de acesso ao Morro do Cachorro, onde estão instaladas várias antenas.