O tempo permanece seco e com baixos índices de umidade relativa do ar em Belo Horizonte e nas demais regiões do estado nesta terça-feira. Um alerta de clima seco foi emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e é válido até o fim da semana.
Leia Mais
Monumento a Iemanjá é retirado da Pampulha para ser restauradoPágina no Facebook pede justiça para fisiculturista morto em boate de BHTrio que assassinou homens na porta de boate em Contagem morre em tiroteio com PMIncêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é controladoLongo período de seca faz a Grande BH ter a pior crise dos últimos 100 anosUmidade relativa do ar melhora, mas Belo Horizonte segue em estado de atençãoBH terá fim de semana ensolarado e sem previsão de chuvaTempo seco deixa BH em alerta e cidades do interior com clima de desertoFogo no Parque da Serra do Rola-Moça custou meio milhão aos cofres públicosMotorista liga alerta de assalto por engano e PM para ônibus no Anel RodoviárioDe acordo com o Centro de Climatologia PucMinas/TempoClima, a previsão é de umidade relativa do ar variando em torno de 30% durante a tarde desta terça-feira na Grande BH. No interior do estado, a situação é crítica, conforme o instituto.
As regiões Norte, Noroeste e do Triângulo Mineiro devem ter umidade abaixo de 15% nesta terça-feira e no decorrer da semana. O clima é ameno e com umidade relativa do ar acima de 40% apenas nas regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde há previsão de chuva fraca.
Precauções
.
O clima seco trás diversos prejuízos à população e ao meio ambiente. Nessa segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 16 ocorrências de focos de incêndio somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um dos incêndios atingiu a Serra do Rola-Moça na manhã de segunda-feira e só foi controlado pela corporação na manhã desta terça-feira.
A saúde humana também é prejudicada. O pneumologista Flávio Mendonça diz que os riscos de doenças relacionadas à estação seca são maiores em crianças, idosos e pessoas com algum tipo de doença de base, como asma, bronquite e outras patologias respiratórias. A prevenção pode ocorrer de maneira simples. De acordo com ele, a hidratação oral é a medida mais fácil e eficaz. “Uma garrafa de água na mesa do trabalho, por exemplo, pode ajudar na mudança de hábito”, aconselha.
Confira algumas recomendações feitas pela Defesa Civil:
* Sob supervisão da subeditora Jociane MoraisConfira algumas recomendações feitas pela Defesa Civil:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)