Quadrilhas armadas causaram terror em duas cidades mineiras durante a madrugada desta quarta-feira. Municípios do Triângulo e Sul Mineiro registraram explosões de caixas eletrônicos e, nas duas ocorrências, os criminosos conseguiram fugir depois de trocarem tiros com a Polícia Militar.
Nas duas ocorrências, os bancos foram destruídos e munições de grosso calibre encontradas próximo aos terminais.
Jacutinga
Combatidos por 18 policias militares, 20 criminosos, distribuídos em seis carros, explodiram caixas eletrônicos de duas agências bancárias de Jacutinga, no Sul de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira.
De acordo com as informações do tenente Sérgio Alves de Oliveira, comadante do 3º Pelotão da 12ª Cia. da Polícia Militar, o grupo chegou a cidade por volta das 2h50 e arrombou as portas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Explosivos foram detonados dentro dos terminais e, segundo o tenente, diversos tiros foram disparados. Ainda não há informações sobre a quantidade de dinheiro que foi levada das agências. Os criminosos fugiram e chegaram a trocar tiros com militares antes de deixar a cidade.
Nesta manhã, a área dos bancos está isolada e o militar informou que foram encontradas diversas munições de calibre 762, 556 e 9 milímetros próximo às agências. O circuito interno de segurança dos bancos captou imagens e áudios da ação criminosa, que serão usados na investigação.
A principal suspeita da Polícia Militar é que o bando seja de São Paulo. As companhias da PM de Ouro Fino foram acionadas e fazem buscas pelos criminosos. A Polícia Militar paulista também foi acionada e as investigações serão feitas pela Polícia Federal.
"Por ser uma cidade de divisa, sofremos com ações de gangues de São Paulo e elas fazem todo um planejamento antes de agir. Elas vêm até a cidade com dois, três meses de antecedência e levantam informações sobre o efetivo da PM, quantidade de viaturas e as rotas de fuga, tendo em vista que estamos cercados de muitas estradas vicinais", destacou o tenente Sérgio Alves.
Ainda conforme o tenente, o baixo efetivo da PM em cidades do interior de Minas Gerais contribui para a ocorrência de ataques criminosos em agências bancárias. "Nós ficamos prejudicados no combate, pois em Jacutinga, por exemplo, são só 18 policiais à disposição e cinco viaturas e isso acaba dificultando o nosso trabalho."
Pirajuba
Em Pirajuba, no Triângulo Mineiro, uma agência bancária também foi alvo de criminosos durante a madrugada desta quarta-feira.
Segundo informações iniciais da Polícia Militar, 10 homens armados com fuzis chegaram à cidade em dois carros e explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal durante a madrugada. Não há informações sobre a quantia de dinheiro levada do banco.
Houve troca de tiros com policiais, mas ninguém ficou ferido. O grupo fugiu e policiais lotados em Uberlândia dão apoio nas buscas pelos criminosos.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Roney Garcia