Foi encontrado por volta das 16h deste domingo, o idoso de 67 anos que estava desaparecido no no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O homem sumiu no sábado quando fazia trilha com mais quatro pessoas pela trilha da Cachoeira das Braúnas. Militares do Corpo de Bombeiros conseguiram visualizar a vítima do helicóptero que sobrevoava a área. Ele foi resgatado sem nenhum ferimento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o idoso, Francisco Bernard, tem experiência de 40 anos de montanhismo e se perdeu à noite. Ao ser encontrado, não se queixou de nenhum ferimento. Disse, apenas, que estava cansado. Os militares contaram com ajuda de outras duas pessoas da equipe do homem, que também estavam à sua procura.
Leia Mais
Bombeiros procuram por idoso desaparecido na Serra do Cipó, na Grande BHPoliciais localizam adolescente desaparecida há 2 mesesGrupo é resgatado após ficar horas perdido na Serra do CipóAdolescente de Nova Era desaparece em Belo HorizonteHomem desaparece em Contagem e deixa carta para a famíliaPara evitar situações como a vivida pelo idoso, o Corpo de Bombeiros recomenda algumas práticas que podem ser realizadas para evitar o desaparecimento em ambientes naturais. “Alguns cuidados são elementares. Primeiro avaliar a sua condição física de saúde, levar medicação, e informações necessárias para que outras pessoas possam prestar assistência caso o praticante esteja impossibilitado. Informar sobre os equipamentos necessários, a roupa adequada de se usar, informar ao local de partida o horário previsto para o retorno. Isso facilita, no caso deste horário ser excedido, que as equipes de resgate possam facilmente chegar e saber a qual região dirigir”, afirmou o major Anderson Passos, do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres.
Segundo ele, a atividade sempre deve ser realizada em grupo. “Totalmente desaconselhável realizar atividades sozinho. Isso aumenta, e muito, o risco da pessoa se acidentar e, pior, em caso de acidentes, há a dificuldade de ser resgatado. Então, deve sempre estar acompanhado”, completou o major. .