Jornal Estado de Minas

Incêndio na Serra de Ouro Branco é controlado após cinco dias

 
Militares do Corpo de Bombeiros controlaram, no início nesta manhã de segunda-feira, o incêndio que atinge, desde a última quinta-feira, a Serra de Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo permaneceu intenso durante a madrugada, mas em combate nesta manhã com quatro aviões, 16 militares, 40 brigadistas, além de voluntários, as chaamas foram debeladas. Os focos do incêndio são de difícil acesso, o que dificultou o trabalho dos militares. 

Apesar do controle das chamas, bombeiros permanecem no local nesta manhã e fazem trabalho de rescaldo na Serra de Ouro Branco, além de observações nas áreas afetadas. 

"Subimos pelo pé da Serra e atuamos lá. Queimou muita vegetação. Percorremos cerca de um quilômetro apagando fogo e fazendo aceiros para salvar o que pudermos na parte de baixo. Além, da área devastada, muitos animais foram encontrados mortos ou fugindo. Vi carcará e corujas fugindo,” disse o enfermeiro Hugo Grochoeller Aguiar Lima, de 36 anos, que ajudou como voluntário no combate ao incêndio.



Serra do Rola-Moça

Também nesta segunda-feira, militares do Corpo de Bombeiros farão vistoria para realização de rescaldo no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, onde um incêndio de grandes proporções causou diversos estragos à vegetação na semana passada.

O combate às chamas que destruíram mais de 900 héctares do parque custou mais de meio milhão de reais aos cofres públicos.
.