O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, a ampliação da vacinação contra HPV. Homens e mulheres entre 15 e 26 anos poderão ser imunizados, gratuitamente, contra a doença, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em municípios que ainda tenham vacinas em estoque. As vacinas serão aplicadas enquanto durarem os estoques de doses com data de validade até março de 2018.
“A recomendação é que os municípios utilizem as doses com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que as pessoas fora da faixa etária alvo da vacina desfrutem dos benefícios proporcionados por ela”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Com o fim dos estoques, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos.
PREVENÇÃO A vacina é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer de colo de útero. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, a vacina protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.
Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 2014, até junho foram aplicadas 18 milhões de doses na população feminina de todo o país. Na faixa etária de 9 a 15 anos, no mesmo período, foram imunizadas, com a primeira dose, 10,7 milhões de meninas, o que corresponde a 89,9% do total de brasileiras nesta faixa etária. Já em relação aos meninos, de janeiro a junho deste ano, 853 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose da vacina de HPV, o que corresponde a 23,6% dos meninos nesta faixa etária.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie