A expressão “a cadeia é a escola do crime” utilizada por muitas pessoas que criticam o sistema carcerário brasileiro, pode ser utilizada para descrever uma quadrilha especializada em roubos a casas de luxo. Investigações da Polícia Civil identificaram e prenderam quatro integrantes da organização criminosa. Todos têm longa ficha criminal por crimes violentos e a suspeita é que tenham se conhecido dentro da prisão. Um deles era monitorado por tornozeleira eletrônica. O grupo foi preso por assalto a residências em BH e cidades da região metropolitana. Vítimas relataram violência praticada pelo bando.
Leia Mais
Polícia prende quadrilha que roubava casas e carros em Belo HorizontePresa quadrilha responsável por série de roubos a casas no Bairro MangabeirasEstelionatário que aplicava golpe de casas populares é preso no TriânguloPoliciais mineiros prendem ladrão de casas de luxo em férias no litoral baianoQuadrilha de BH é suspeita de roubos a carros e casas no interior de Minas GeraisPrisão de ladrão de casas que atuava na Zona Sul de BH acende alerta de moradoresTransexual nua com tornozeleira eletrônica quebra carro e é presa em BHCriminosos arrombam centro universitário e roubam equipamentos em BHLevantamentos da Polícia Civil descobriram ao menos seis residências que foram assaltadas pelos criminosos e, em todas elas, pessoas foram mantidas sob a mira de armas. Os imóveis estão localizados no Bairro Glória, na Região Noroeste de Belo Horizonte, quatro em Lagoa Santa, e uma em Igarapé, na Grande BH. “O modo de agir deles era o mesmo. Eles monitoravam às vítimas, geralmente em casas localizadas em bairros de classe média alta. Aguardavam elas chegarem e depois abordavam na entrada no portão, sempre usando armas. Utilizavam o lençol das casas para amarrar as vítimas dentro de carros e banheiros, enquanto vasculhavam e empregavam o terror com emprego de arma de fogo para subtrair tudo. Desde carne, até dinheiro, joias veículos, roupas eletrodomésticos”, explicou o delegado João Francisco Barbosa Neto.
A violência usada pela quadrilha deixava as vítimas amedrontadas. “Tem relato de pelo menos uma vítima agredida. Ela é uma mulher de aproximadamente 60 anos que levou socos e chutes”, completou o delegado. A polícia vai continuar o levantamento para identificar outras vítimas dos criminosos. Foram presos, Anderson Alves de Oliveira, conhecido como Baiano, Nivaldo Dias Sicularte, o Ninja,, Marcelo Alves de Souza, o Pesadão, e Wenderson Guedes, o Gordinho.
Um vasto material levado pelos criminosos foi recuperado. Os produtos estavam nas casas e nos veículos levados pelos integrantes da quadrilha. A polícia conseguiu mapear cinco veículos levados, e quatro deles foram recuperados. Em um dos automóveis, foi um revólver calibre 38, além de uma réplica de pistola.
Longa ficha criminal
De acordo com o delegado, os quatro criminosos já são experientes no mundo do crime e podem ter se conhecido na cadeia.